5 coisas que vão marcar o dia

A manifestação dos "coletes amarelos" mobiliza todos os ativos da PSP e as atenções mediáticas. Isto no dia em que o INE revela se os portugueses estão a poupar e se o preço das casas continua a subir

Esta sexta-feira, a última antes do Natal, traz para a rua a manifestação dos “coletes amarelos”, um movimento “importado” de Paris e que obrigou o Presidente francês a subir em 100 euros o salário mínimo. Por cá, apesar de existiram 25 protestos autorizados em 17 pontos do país, há a expectativa de perceber qual a dimensão da manifestação. No mundo financeiro, depois de várias ameaças de entrada na bolsa e outros tantos recuos, é a vez da primeira Sociedade de Investimento para o Fomento da Economia (SIMFE) ser admitida à bolsa. A entrada essa deve chegar em dia de consoada. No Parlamento terá lugar a votação final global de várias iniciativas do pacote legislativo de habitação que vão alterar o funcionamento do mercado de arrendamento. O dia fica ainda marcado por vários indicadores do Instituto Nacional de Estatística, como o preço da habitação e a taxa de poupança das famílias.

Coletes amarelos ameaçam parar Portugal

Chega esta sexta-feira a Portugal a réplica do movimento “coletes amarelos” que paralisou Paris nos últimos sábados. Por cá, o movimento foi convocado através da rede social Facebook pelo grupo “Vamos parar Portugal como forma de protesto” e tem já 25 protestos autorizados em 17 pontos do país. A grande questão é perceber que adesão terá em Portugal este movimento.

Bolsa de Lisboa recebe nova cotada. Sessão de admissão acontece esta sexta-feira.

A primeira sociedade de investimento para o fomento da economia (SIMFE) vai chegar à bolsa de Lisboa. A sessão de admissão da FLEXDEAL, que foi registada como SIMFE, acontece esta sexta-feira, devendo a entrada em bolsa acontecer em plena véspera de Natal. A SIMFE terá como ponto de partida uma oferta de 3,1 milhões de ações, vendidas a cinco euros cada.

Nova lei do arrendamento deve arrancar já no início de 2019

Acontece esta sexta-feira a votação final global de várias iniciativas do pacote legislativo de habitação. O processo que começou a ser discutido no Parlamento, em maio, deverá arrancar já no início do próximo ano e vai alterar o funcionamento do mercado de arrendamento. Entre as principais alterações destacam-se a criação de um programa de arrendamento acessível, a concessão de benefícios fiscais para incentivos à celebração de contratos de longa duração.

Preço das casas continuam a aumentar?

Continuará o preço das casas a subir em Portugal? A resposta será dada com a publicação do índice de preços da habituação do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao terceiro trimestre do ano. A expectativa é a de perceber se este indicador continua a aumentar, a exemplo do que aconteceu no trimestre anterior, altura em que o preço da habitação subiu 11%, quando comparado com igual período do ano anterior. A subida do segundo trimestre foi, de resto, a mais elevada desde que estes valores são recolhidos.

Famílias portuguesas estão mais poupadas?

Depois de o governador do Banco de Portugal ter demonstrado preocupação com a baixa taxa de poupança das famílias considerando mesmo este indicador como um dos elementos “vulneráveis da economia”, é a agora a vez de o INE se manifestar sobre este indicador. Nos primeiros seis meses do ano, a taxa de poupança das famílias voltou a descer para 4,4% do rendimento disponível. Uma queda de 0,2 pontos percentuais face ao primeiro trimestre do ano. E no terceiro trimestre como terá sido? O INE responde esta sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião