CDS avança com nova moção de censura ao Governo
O partido de Assunção Cristas vai apresentar uma nova moção de censura ao Governo de António Costa. A iniciativa acontece numa altura de contestação social.
O Expresso avança que o partido de Assunção Cristas vai apresentar uma nova moção de censura ao Governo de António Costa. A iniciativa acontece numa altura de contestação social. A notícia foi entretanto confirmada por fonte oficial do partido.
O semanário do grupo Impresa explica que a moção serve para fazer um balanço da governação de António Costa, quando o primeiro-ministro tem uma remodelação em curso, a contestação social cresce e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresenta sinais de degradação.
A moção será apresentada esta tarde por Assunção Cristas na sede do partido, em Lisboa, para onde está marcada uma conferência de imprensa às 16 horas.
Esta é a segunda vez que o CDS apresenta uma moção de censura ao Governo. A primeira foi em 2017 na sequência dos incêndios de Verão, que mataram mais de 100 pessoas. Assunção Cristas não quis deixar passar a “falha de Estado”.
Além disso, o CDS pretende testar o posicionamento político dos outros partidos. Em apenas um deles houve uma mudança de liderança face à primeira e única moção de censura ao Executivo. Em outubro de 2017 o PSD era liderado por Pedro Passos Coelho. Agora é Rui Rio que está à frente do partido.
A moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS em 2017, foi chumbada pelos partidos da esquerda, na Assembleia da República. Apesar dos avisos deixados pelo BE, PCP, Verdes, e PAN, o primeiro-ministro António Costa passou no teste do Parlamento.
Este novo teste à geringonça acontece a dois meses das europeias e oito das legislativas e com o último Orçamento do Estado já aprovado.
(Notícia atualizada)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CDS avança com nova moção de censura ao Governo
{{ noCommentsLabel }}