Revista de imprensa internacional

Bruxelas está preocupada com a competitividade da UE no que toca à sustentabilidade. Em Nova Iorque, o problema é o trânsito em algumas zonas da cidade e os problemas que o metro enfrenta.

Bruxelas está preocupada com a competitividade da União Europeia no que toca à sustentabilidade. Por isso mesmo, a Comissão Europeia anunciou um investimento de mais de 10.000 milhões de euros para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias verdes. Em Nova Iorque, o problema tem a ver com o intenso trânsito em algumas zonas da cidade e, adicionalmente, com os problemas que o metro enfrenta. A solução pode passar pela cobrança de uma taxa aos veículos que entram no centro da cidade. No mundo das empresas, a PSA faz planos para a entrada da Peugeot no mercado norte-americano e a Air France-KLM vê as suas ações “disputadas” entre França e Holanda.

Expansión

Em dez anos, Bruxelas prevê investir 10.000 milhões de euros nas tecnologias verdes

Entre 2020 e 2030, a Comissão Europeia espera investir mais de 10.000 milhões de euros para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias verdes, nos mais variados setores económicos. O objetivo é criar condições para uma maior competitividade global, assegurando que a União Europeia (UE) está “no primeiro lugar da corrida” de patentes ecológicas. “Esta liderança oferece uma vantagem competitiva global que permite que a Europa obtenha os primeiros benefícios, aumentando as exportações de produtos, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis”, escreve a comissão em comunicado.

Leia a notícia completa em Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Peugeot pode voltar a andar nas estradas norte-americanas

Após uma ausência de quase três décadas, a Peugeot está a planear um regresso às estradas dos Estados Unidos da América (EUA). O grupo PSA já anunciou que faz planos de desenvolver a marca francesa no lotado mercado norte-americano. A proposta é do presidente executivo Carlos Tavares, com vista em impulsionar o crescimento da construtora automóvel que, agora, está à procura de novos mercados no exterior. Ainda na terça-feira, ao mesmo tempo que se souberam os resultados anuais da empresa, o Grupo PSA admitiu, em comunicado, que “o objetivo é aumentar as vendas fora da Europa em 50% até 2021 e posicionar as suas marcas em novos mercados”. Ora, a Peugeot já tem destino.

Leia a notícia completa em The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Financial Times

Holanda compra ações da Air France-KLM

O Governo holandês quer igualar a posição francesa no grupo aéreo Air France-KLM. Para isso, os holandeses anunciaram a compra de 12,68% das ações do grupo. Wopke Hoekstra, ministro das Finanças holandês, explicou que a compra de ações servirá, sobretudo, para “influenciar diretamente o desenvolvimento futuro da Air France-KLM”, com o objetivo de “assegurar o interesse público holandês”. A intenção do Executivo da Holanda é alcançar os 14% de ações.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Cinco Días

Santander prevê aumentar dividendos. Mas mantém scrip dividend

O conselho de administração do Santander convocou a próxima reunião geral de acionistas para dia 11 de abril e já antecipou a sua intenção de manter o scrip dividend, continuando a pagar os dividendos aos acionistas — em vez de dinheiro — através de ações. Além disso, o banco espanhol prevê aumentar a percentagem dos lucros distribuída pelos acionistas. Agora em 30%-40%, o Santander quer, a médio prazo, elevar o pay-out para os 40%-50%.

Leia a notícia completa em Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Le Figaro

Manhattan equaciona solução para resolver problemas no metro e nas estradas

Caso o plano seja aprovado, Nova Iorque pode tornar-se a primeira grande cidade dos Estados Unidos da América (EUA) a seguir o exemplo já dado por Londres, que começou a cobrar um taxa para a entrada de veículos no centro da cidade em 2003. Agora, Manhattan quer seguir a pegada londrina e, com a receita gerada por esta taxa, pretende, por um lado, melhorar o sistema de metro — que está envelhecido — e, por outro lado, conseguir controlar o trânsito no centro da cidade.

Leia a notícia completa em Le Figaro (acesso livre, conteúdo em francês).

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