Beneficiários das prestações de desemprego diminuíram 4,1% em fevereiro
O número total de beneficiários do subsídio de desemprego foi de 182.801, em fevereiro, uma quebra homóloga e mensal.
O número total de beneficiários do subsídio de desemprego foi de 182.801 em fevereiro, menos 4,1% do que no mês homólogo e menos 2,1% face ao mês anterior, indicam as estatísticas divulgadas esta quinta-feira pela Segurança Social.
Os mesmos dados indicam que a queda em cadeia foi suportada pelo decréscimo do número de beneficiários do subsídio de desemprego, já que em relação ao subsídio social de desemprego (inicial e subsequente) e à medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração se observou um aumento do universo de beneficiários face a janeiro.
O número de pessoas a receber o subsídio de desemprego registou, assim, uma queda mensal de 3%, com menos 4.628 subsídios atribuídos. Por comparação com fevereiro de 2018, o decréscimo foi de 2% (menos 3.109 beneficiários).
Relativamente ao subsídio social de desemprego inicial (atribuído a pessoas que não têm um período contributivo suficiente para aceder ao subsídio de desemprego) observou-se uma redução homóloga de 1.302 situações mas uma subida de 104 face a janeiro.
No subsídio social de desemprego subsequente, houve um aumento de 572 indivíduos (2,7%) relativamente ao mês anterior, totalizando 21.558 subsídios, e uma redução de 2.242 subsídios, em relação ao período homólogo (-9,4%).
Em fevereiro deste ano, a medida de apoio extraordinária aos desempregados de longa duração chegou a 2.265 pessoas, mais 19 do que em janeiro deste ano e menos 937 do que em fevereiro de 2018.
O valor médio do subsídio de desemprego situou-se nos 497,1 euros em fevereiro, superando em 10,90 euros o valor médio pago em janeiro. Ainda que este montante registe pequenas oscilações mensais é necessário recuar a maio de 2013 para encontrar um mais elevado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Beneficiários das prestações de desemprego diminuíram 4,1% em fevereiro
{{ noCommentsLabel }}