Salgado quer perito independente a analisar contas do BES

  • ECO
  • 12 Abril 2019

Estratégia da defesa do ex-banqueiro passa por culpar BdP pelo colapso da instituição ao ter exigido demasiadas provisões para fazer face às perdas potencias que BES acumulou por más práticas.

Ricardo Salgado, ex-banqueiro, pediu ao Tribunal do Comércio de Lisboa que nomeie um perito independente para analisar as contas do BES no final do primeiro semestre de 2014, pouco mais de um mês antes da resolução, noticia esta sexta-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

Em causa está uma tese que já não é nova: Para a defesa de Salgado, se o Banco de Portugal não tivesse exigido ao BES que constituísse tantas provisões para fazer face às perdas potenciais que foi acumulando, o banco não teria registado um prejuízo de mais de 3,5 mil milhões de euros em 2014 e, logo, teria evitado o colapso à conta das más práticas e da espiral de endividamento em que estava assente o grupo Espírito Santo.

Segundo algumas das conclusões da Comissão de Inquérito à gestão do BES e do GES, este grupo era um autêntico gigante de pés de barro, assente no “recurso sistemático a financiamento bancário”, com um “reduzido volume de capitais próprios” e que conseguia continuamente circular dívida através de uma forte “manipulação de informação” cujo único propósito era ir ocultando as largas perdas que foi acumulando ano após anos.

 

Em 2017, e com o apoio de um parecer de João Carvalho das Neves, membro do conselho geral e de supervisão da EDP e professor do ISEG, Ricardo Salgado tentou defender a tese de que a culpa foi do Banco de Portugal.

No parecer encomendado pelo ex-banqueiro, Carvalho das Neves concluiu “que os prejuízos históricos de 3.577 milhões de euros registados pelo BES até junho de 2014 ficaram a dever-se ao nível de provisões imposto pelo BdP para cobrir perdas com a garantia estatal do BES Angola, com a exposição às cartas-conforto a entidades venezuelanas e com o papel comercial emitido por empresas do GES”, lembra o Negócios. Agora Ricardo Salgado quer agora um parecer idêntico, mas feito por um independente.

Segundo o jornal, o Tribunal deverá responder à intenção de Salgado até junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salgado quer perito independente a analisar contas do BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião