Mais de mil clientes bancários reclamam à Deco sobre comissões MB Way
No dia em que o BPI começou a cobrar comissões pelas transferências MB Way, a Deco avançou ter já "mais de 1.000 reclamações” de clientes bancários que se sentem lesados.
Mais de mil pessoas juntaram-se à Deco para reclamar o fim da cobrança de comissões pelas transferências do serviço MB Way, que a partir de esta quinta-feira aumentaram para 1,20 euros para os clientes do BPI.
“Já temos mais de 1.000 reclamações” de clientes bancários que se sentem lesados com a cobrança de comissões”, disse à Lusa fonte da associação de defesa dos consumidores Deco, no dia em que o banco BPI começou a cobrar comissões pelas transferências MB Way.
Há dois dias, a 30 de abril, numa nota à imprensa, a associação anunciou estar a preparar uma reclamação, em nome dos consumidores, para entregar ao Banco de Portugal a exigir uma “limitação dos custos associados a todas as formas de pagamento e transferências” pelos consumidores.
“Cabe ao Banco de Portugal limitar os encargos aplicados às transferências feitas através do MB Way, já que é esta instituição que valida os preçários dos bancos”, afirma associação.
A Deco defende que aplicar comissões ao M BWay, que replica a utilização do Multibanco, contraria os seus princípios básicos, razão pela qual defende que a cobrança de comissões não deve ultrapassar os limites dos custos imputados aos comerciantes para pagamentos com cartões (0,2% para os cartões de débito e 0,3% para cartões de crédito).
Com o objetivo de transmitir ao Banco de Portugal o impacto da cobrança de comissões para os utilizadores, a Deco apelou a reclamações dos consumidores, que em menos de dois dias atingiram as mil.
O BPI foi o primeiro banco a cobrar pelas operações na aplicação MB Way, tendo a partir de esta quinta-feira aumentado as comissões de 16 cêntimos para 1,20 euros. No seu site oficial, a Deco disponibiliza um formulário de reclamação dos consumidores junto do regulador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de mil clientes bancários reclamam à Deco sobre comissões MB Way
{{ noCommentsLabel }}