Fisco tem equipa “secreta” que vigia, segue e fotografa contribuintes
A Direção de Finanças do Porto criou uma equipa para vigilância de contribuintes, mas uma suspeita de atuação à margem da lei levou a Autoridade Tributária a realizar uma auditoria.
Depois das operações stop nas estradas, a direção de Finanças do Porto (DFP) está envolvida numa nova polémica. Em 2017, esta direção criou uma equipa de investigação criminal que, sem ordens de serviço escritas, vigiou, seguiu e fotografou contribuintes suspeitos de crimes fiscais. Após uma denúncia, com base numa atuação à margem da lei, a Autoridade Tributária (AT) avançou com uma auditoria.
O Ministério das Finanças garantiu ao Jornal Económico (acesso pago) que esta equipa “secreta” foi criada por proposta do anterior diretor de Finanças do Porto, José Manuel de Oliveira e Castro, que se demitiu na sequência da forma como decorreu a “Ação sobre rodas”.
Contudo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, diz não ter conhecimento da existência desta equipa.
Questionada sobre denúncias de uma alegada atuação à margem da lei, fonte oficial do ministério liderado por Mário Centeno revelou que decorre uma auditoria, após uma chamada de atenção por parte de um sindicato.
“Tendo a atuação desta equipa sido objeto de preocupação transmitida por uma organização sindical à AT, essas considerações justificaram que se determinasse uma averiguação, que se materializa numa auditoria que decorre“.
A mesma fonte acrescentou ao Jornal Económico que a auditoria “encontra-se em curso, pelo que é prematuro falar sobre o objeto da mesma”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco tem equipa “secreta” que vigia, segue e fotografa contribuintes
{{ noCommentsLabel }}