Constâncio conhecia as intenções de Berardo em relação ao BCP
O ex-governador do BdP recebeu no verão de 2007 documentação relativa ao pedido de Berardo para comprar até 9,99% do BCP.
Vítor Constâncio, ex-governador do Banco de Portugal (BdP), recebeu no verão de 2007 toda a documentação relativa ao pedido de Joe Berardo para comprar uma posição de até 9,99% do BCP.
A informação é avançada pelo Público (acesso condicionado), que escreve que Constâncio teve acesso a documentação detalhada sobre a forma como o empresário madeirense pretendia financiar o investimento em ações do maior banco privado português e para as quais precisaria de 350 milhões de euros. Neste documento estava explícito que Joe Berardo não tinha garantias reais sólidas, mas comprometia-se com a penhora das ações (títulos especulativos) a adquirir.
A informação sobre a existência deste dossier surge depois do ex-governador ter feito saber que o Banco de Portugal confirma a sua ausência na reunião do conselho de administração do supervisor de 21 de Agosto de 2007. Neste encontro seria formalizada a decisão de não oposição ao reforço acionista de José Berardo, de 5% até 9,99% no BCP.
Ainda de acordo com o Público, Vítor Constâncio não terá estado ausente por pedido de escusa, o que o torna solidário com todas as decisões tomadas no encontro. Como não existem, posteriormente, quaisquer referências a que tenha suscitado objeções à operação Berardo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Constâncio conhecia as intenções de Berardo em relação ao BCP
{{ noCommentsLabel }}