FC Porto falha acesso à Champions e perde 44 milhões
Derrota na terceira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões frente ao Krasnodar resulta em perda significativa de receitas para os dragões.
A derrota de ontem por 2-3 frente aos russos do Krasnodar ditou o afastamento do FC Porto da possibilidade de continuar a lutar pelo apuramento (ainda teria de afastar o Olympiacos) para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
O afastamento precoce da “liga milionária” não estava nos planos da SAD portista, que previa encaixar cerca de 44 milhões de euros com a entrada na competição de modo a compensar o investimento em contratações de jogadores que ronda os 60 milhões de euros, até agora.
Depois deste resultado, o FC Porto tem entrada direta na Liga Europa. Contudo, a diferença de receitas entre as duas competições é bastante significativa. Segundo os dados da UEFA, a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões vale a cada equipa um prémio base de participação de 15,25 milhões de euros. A este valor acrescem receitas provenientes do coeficiente do ranking de clubes e uma percentagem do valor dos direitos de transmissão televisiva, resultando nos 44 milhões anunciados.
Na Liga Europa, o prémio base de participação é de 2,92 milhões de euros. O valor pago pelo coeficiente no ranking e pelos direitos televisivos é igualmente inferior nesta competição.
Este resultado não teve repercussões no rumo bolsista da SAD dos dragões nesta sessão. As ações estão inalteradas nos 59 cêntimos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
FC Porto falha acesso à Champions e perde 44 milhões
{{ noCommentsLabel }}