UE/Comissão: Centeno pronto para trabalhar com novo colégio no reforço do euro
Entre os comissários com quem Centeno trabalhará mais de perto conta-se a comissária designada por Portugal, Elisa Ferreira, já que Ursula Von der Leyen atribuiu-lhe a pasta da Coesão e Reformas.
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, saudou a ‘nova’ Comissão Europeia apresentada por Ursula von der Leyen, manifestando o desejo de começar a trabalhar com os novos comissários, entre os quais Elisa Ferreira, no reforço do euro.
“Saúdo a equipa de Von der Leyen para a Comissão Europeia e estou ansioso por começar a trabalhar de perto com os seus comissários no nosso objetivo comum de reforçar o euro”, escreveu o presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro na sua conta oficial na rede social Twitter, pouco depois de Von der Leyen ter anunciado a distribuição de pelouros no seu futuro colégio.
Entre os comissários com quem Centeno trabalhará mais de perto, conta-se a comissária designada por Portugal, Elisa Ferreira, já que Ursula Von der Leyen atribuiu-lhe a pasta da Coesão e Reformas, contando-se entre as suas ‘missões’ – descritas numa carta enviada pela presidente eleita à comissária – a implementação do futuro instrumento orçamental para a competitividade e convergência na zona euro, no qual o Eurogrupo está a trabalhar, com um mandato do Conselho Europeu.
Tweet from @mariofcenteno
Ursula von der Leyen dirigiu uma carta a cada um dos seus 26 comissários, explicando-lhes o que espera deles, e na missiva dirigida a Elisa Ferreira, divulgada em Bruxelas, aponta que lhe caberá também “trabalhar com os colegisladores em busca de um acordo atempado em torno do programa de apoio às reformas e ao instrumento orçamental para a Convergência e Competitividade na zona euro” e, uma vez acordados, “assegurar a sua plena implementação”.
Elisa Ferreira, 63 anos, foi ministra dos governos chefiados por António Guterres, primeiro do Ambiente, entre 1995 e 1999, e depois do Planeamento, entre 1999 e 2002, foi eurodeputada entre 2004 e 2016, tendo ocupado desde setembro de 2017 o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.
A futura comissária, a primeira mulher portuguesa a integrar o executivo comunitário desde a adesão de Portugal à comunidade europeia (1986), sucederá a Carlos Moedas, que foi comissário indicado pelo anterior governo PSD/CDS-PP, e que teve a seu cargo a pasta da Investigação, Ciência e Inovação e foi nomeado em novembro de 2014.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE/Comissão: Centeno pronto para trabalhar com novo colégio no reforço do euro
{{ noCommentsLabel }}