Fisco alerta contribuintes para a existência de emails falsos sobre o IRS

  • Lusa
  • 1 Outubro 2019

Alguns contribuintes têm recebido emails nos quais é pedido que se carregue num link que, em caso algum, alerta o Fisco, deve ser aberto.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónico “falsas” que usam o endereço “Portal das Finanças” e avisa os contribuintes para as ignorarem e não abrirem o link sugerido.

O alerta de segurança foi publicado no Portal das Finanças onde é referido que “a Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como portaldasfinancasBwNxR@at.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido“.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido. Em caso algum deverá efetuar essa operação“, sublinha o Fisco.

As mensagens falsas estão, desta vez, a usar a declaração de IRS e a existência de uma divergência para tentarem convencer os contribuintes a seguir um link fraudulento para “consultar a divergência”. Este link, alerta a AT, não deve em caso algum ser aberto.

Esta está longe de ser a primeira vez que a AT deteta a existência de mensagens por email ou SMS enviadas em seu nome. Perante estas situações o conselho do Fisco é para que, em caso de dúvida, os contribuintes não respondam às mensagens, não sigam os links sugeridos, nem descarreguem ou abram ficheiros. Em caso algum os contribuintes devem fornecer ou divulgar a sua palavra de acesso ao Portal das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails falsos sobre o IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião