Agência DBRS espera “mais do mesmo” com próximo Governo

Após a vitória do PS e de António Costa nas eleições, a agência canadiana não espera grande mudanças na condução do país. Resultados apontam para "uma continuidade nas políticas domésticas".

Para a DBRS, a vitória do PS e de António Costas nas eleições deste domingo não vai trazer grandes mudanças naquilo que tem sido a governação do país nos últimos anos. A agência canadiana antecipa uma nova Geringonça com partidos à esquerda mas, desta vez, está tranquila em relação a isso.

“Na sequência dos resultados eleitorais, esperamos que o novo Governo seja parecido com a coligação existente“, referiu Jason Graffam, analista da DBRS, que ainda na sexta-feira passada aumentou o rating da dívida da República em um nível para BBB (high).

“Talvez o mais importante seja o facto de esperarmos que o novo executivo se comporte da mesma forma. Os sucessivos governos portugueses têm mostrado um forte compromisso com políticas ortodoxas e para enfrentar os desafios económicos e orçamentais”, acrescentou o mesmo responsável.

"Talvez o mais importante é o facto de esperarmos que o novo executivo se comporte da mesma forma. Os sucessivos Governos portugueses têm mostrado um forte compromisso com políticas ortodoxas e para enfrentar os desafios económicos e orçamentais.”

Jason Graffam

Analista da DBRS

De resto, na avaliação de rating do final da semana passada, os canadianos já tinham afirmado que esperam uma “continuidade da política orçamental”, independentemente do vencedor das eleições. Agora, na nota divulgada esta segunda-feira com o título “Eleições em Portugal: À espera de mais do mesmo”, a DBRS diz não esperar mudanças, dado que “o resultado das eleições legislativas aponta para uma ampla continuidade das políticas domésticas”.

O PS venceu as eleições com 36,65% dos votos, uma resultado que dá aos socialistas 106 assentos no Parlamento. Apesar do reforço, o partido de António Costa não obteve maioria absoluta, pelo que terá de procurar apoio parlamentar para formação de governo. À esquerda, onde o PS procurará soluções, Bloco e PCP tiveram 9,67% e 6,46% dos votos, enquanto o PAN ficou com 3,28%.

PSD (27,9%) e CDS (4,25%) foram os derrotados da noite, elegendo em conjunto 82 deputados.

Iniciativa Liberal, Livre e Chega estarão representados pela primeira vez no Parlamento, tendo elegido um deputado cada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência DBRS espera “mais do mesmo” com próximo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião