Verbund desiste da compra das barragens da EDP
A empresa austríaca Verbund não deverá avançar com uma proposta vinculativa para a compra das quatro barragens da EDP no Douro.
Os austríacos da Verbund já não estão interessados em comprar os ativos hidroelétricos da EDP
EDP 1,25%
. Depois de ter confirmado em setembro que estava a analisar as barragens que a EDP pôs à venda no mercado, a empresa terá pesado os riscos e as oportunidades da operação, acabando por decidir não avançar com uma proposta.
A notícia foi avançada pela Reuters, que recorda que a equipa da EDP liderada por António Mexia já tinha uma lista de cinco empresas interessas na aquisição destes ativos e que terão enviado propostas não vinculativas à elétrica nacional. Nessa lista estaria a Verbund, mas também a Iberdrola, a Engie e a norueguesa Stratkraft, tal como revelou o ECO Insider.
Este é um processo que está a ser conduzido pelos bancos Morgan Stanley e UBS. Outras empresas que estiveram de olho nos ativos da EDP foram a Enel, a Macquarie e a Brookfield, mas não é certo que estas entrem na corrida às barragens, situadas no Douro.
Como revelou o ECO Insider, António Mexia pretende encaixar mais de seis mil milhões de euros com a venda de ativos não estratégicos para o grupo. No caso concreto das barragens, estarão avaliadas em cerca de dois mil milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Verbund desiste da compra das barragens da EDP
{{ noCommentsLabel }}