EDP Renováveis produziu mais 6% de energia em 2019 com maior capacidade e eólicas
A elétrica liderada por Manso Neto registou um aumento de produção de energia de 6% em relação a 2018, “beneficiando da capacidade adicionada nos últimos 12 meses e maior recurso eólico”.
A EDP Renováveis EDPR 0,66% produziu 30 terawatts/hora (TWh) no ano passado, um aumento de 6% em relação a 2018, “beneficiando da capacidade adicionada nos últimos 12 meses e maior recurso eólico”, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira.
Na nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis salientou que este crescimento aconteceu “apesar do impacto da desconsolidação de 997 MW [megawatts]” na Europa.
A empresa revelou também que no ano passado as operações na Europa, América do Norte e Brasil “geraram 39%, 55% e 6% do total da produção” e na Europa “a geração incrementou 3%” face a 2018, “dado o superior recurso eólico”.
Na América do Norte, a geração aumentou 5% para 16,5 TWh e, no Brasil, a produção aumentou para 1,8 TWh, de acordo com a EDP Renováveis.
Segundo a informação divulgada no comunicado, em dezembro de 2019, “a EDP Renováveis geria um portfólio de 11,4 GW: 4,6 GW na Europa (2,1 GW em Espanha, 1,2 GW em Portugal e 1,3 GW no resto do continente), 6,3 GW na América do Norte e 0,5 GW no Brasil”.
No ano passado, o grupo “construiu 888 MW, dos quais 169 MW na Europa (53 MW em Espanha, 47 MW em Portugal, 19 MW em França e 50 MW em Itália)”. A EDP Renováveis concluiu ainda projetos de 720 MW nos EUA.
No período em análise, a EDP Renováveis concluiu a venda da sua participação num portfólio de 997 MW na Europa, incluindo 348 MW em Espanha, 191 MW em Portugal, 388 MW em França e 71 MW na Bélgica, lembrou o grupo.
Nos EUA, a empresa “concluiu a construção e desconsolidação do parque Prairie Queen, registando +40 MW por método de equivalência patrimonial (participação de 20% em 199 MW)”, detalhou.
Paralelamente, o grupo “concluiu a aquisição de 50% de um portfólio solar de 278 MW, cuja construção terminou” no final do ano e “completou a re-potenciação de 24 MW em Espanha (descomissionamento das turbinas)”, entre outros negócios.
Em dezembro do ano passado, a EDP Renováveis tinha um GW (gigawatt) de nova capacidade em construção, distribuída um pouco por todos os mercados em que está presente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis produziu mais 6% de energia em 2019 com maior capacidade e eólicas
{{ noCommentsLabel }}