Galp Energia avança com o petróleo. PSI-20 no verde
Perante a notícia de que a Arábia Saudita e a Rússia podem ter chegado a um acordo para cortar a produção de petróleo, o barril disparou e as ações da Galp Energia subiram. PSI-20 fechou em alta.
O PSI-20 fechou esta quinta-feira com uma valorização ligeira de 0,02% para os 3.993,57 pontos, após a desvalorização de quase 2% na sessão de ontem e a queda acumulada de 14% no primeiro trimestre.
O destaque pela positiva vai para as ações da Galp Energia que valorizaram 2,69% para os 10,48 euros, o que permitiu manter o principal índice português à tona mesmo com o BCP a cair 6% para os 9,4 cêntimos.
Esta subida aconteceu só na parte final da sessão após a Donald Trump no Twitter ter avançado que a Arábia Saudita e Rússia poderão estar prestes a chegar a um novo acordo petrolífero, apenas dois dias depois de ter chegado ao fim a anterior estratégia conjunta. O anúncio levou à valorização de cerca de 30% da cotação do barril e, indiretamente, à subida das cotadas do setor.
Em Lisboa, nove cotadas fecharam em alta e nove fecharam em baixa. No verde fechou também a Altri com uma subida de 3,25% para os 3,68 euros e a Jerónimo Martins que valorizou 1,02% para os 15,85 euros. A conter a subida do índice esteve, além do BCP, a EDP Renováveis cujos títulos desvalorizaram 1,71% para os 10,32 euros.
A sessão ficou marcada pela divulgação dos dados sobre os pedidos de subsídios de desemprego nos EUA e em Espanha, que registaram a maior subida de sempre em ambos os países.
Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valorizou 0,26% para os 311,59 pontos, também beneficiando da subida superior a 5% do setor da energia no Velho Continente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp Energia avança com o petróleo. PSI-20 no verde
{{ noCommentsLabel }}