Economia espanhola cai 5,2% no primeiro trimestre
Queda do consumo das famílias, do investimento das empresas e da habitação, bem como no colapso das exportações e importações, devido à pandemia, ditam tombo do PIB espanhol.
A economia de Espanha teve uma queda de 5,2% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao anterior como resultado da covid-19, uma diminuição sem precedentes na história recente do país, informou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.
As razões desta situação estão na queda do consumo das famílias (7,5%), do investimento das empresas (3,5%) e da habitação (9,6%), bem como no colapso das exportações e importações (8,4% em ambos os casos).
O impacto da covid-19 no emprego é maior nas horas de trabalho, que diminuíram 5 % em comparação com o trimestre anterior, do que no número equivalente de postos de trabalho a tempo inteiro, que diminuíram 1,9 %.
A Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, que a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, já provocou mais de 224 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia espanhola cai 5,2% no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}