Saída de Centeno abre a porta a Nadia Calviño no Eurogrupo
A saída de Centeno do Eurogrupo deixa o caminho livre para a ministra da Economia de Espanha. Fonte oficial do Governo espanhol fala mesmo no "perfil perfeito".
A saída de Mário Centeno da pasta das Finanças e do Eurogrupo pode deixar o caminho aberto para Nadia Calviño, a ministra da Economia de Espanha. De acordo com fontes do Governo espanhol, citadas pela agência de notícias Servimedia, Calviño tem o “perfil perfeito” para substituir o português na liderança do Eurogrupo.
Esta saída de Mário Centeno do Eurogrupo já era esperada, uma vez que o seu mandato terminava a 13 de julho, e, portanto, na reunião desta quinta-feira esperava-se já que a sua continuidade na liderança fosse um dos temas em cima da mesa. A decisão para escolher o seu sucessor será tomada a 9 de julho, diz o Expansión (conteúdo em espanhol).
O Expansión, assim como o ABC, El Español e Reuters, são alguns de vários jornais internacionais que começam a apontar os primeiros nomes de possíveis sucessores de Centeno. E Nadia Calviño é o nome mais repetido, com a imprensa espanhola a citar fontes governamentais, que consideram que a ministra da Economia de Espanha tem mesmo o “perfil perfeito” para ocupar essa cadeira.
Espanha anda atrás deste cargo desde 2015, ano em que o holandês Jeroen Dijsselbloem levou a melhor sobre o então ministro da Economia, Luis de Guindos. Agora, Nadia Calviño, que ainda não adiantou se pretende candidatar-se, tem vantagem devido à conhecida carreira em Bruxelas, onde era diretora-geral do Orçamento, e à família política, dado que Espanha é o maior país da UE com um Governo socialista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saída de Centeno abre a porta a Nadia Calviño no Eurogrupo
{{ noCommentsLabel }}