“Europa está de volta”, diz Centeno, presidente do Eurogrupo
O presidente do Eurogrupo elogia a resposta europeia perante a pandemia, apontando que agora o foco deve ser completar o pacote de recuperação.
“A Europa está de volta”. Quem o diz é Mário Centeno, que já deixou o lugar de ministro das Finanças em Portugal mas continua à frente do Eurogrupo. Centeno mostra-se confiante no pacote de recuperação de 750 mil milhões para fazer frente ao impacto da pandemia, afirmando-se orgulhoso pela coordenação e dimensão da resposta da Europa.
Desta vez, “não temos um plano Marshal, temos um plano europeu”, defendeu Centeno, em entrevista a um programa do canal norte-americano CNN, Quest Means Business. O presidente do Eurogrupo apontou que a resposta foi bastante rápida, ressalvando que o foco agora deve estar “em completar a resposta para a fase de recuperação”.
Tweet from @mariofcenteno
Centeno aponta como um dos elementos principais do pacote delineado para a União Europeia (UE), sobre o qual os Estados-membros poderão chegar a acordo, o facto de fasear o custo da recuperação ao longo do tempo. “Espalhar o custo ao longo do tempo era um ponto-chave, é uma nova abordagem e temos de completar [o plano] o mais rápido possível”, reiterou.
Centeno termina o mandato no Eurogrupo a 13 de julho e não se irá recandidatar. Quando foi questionado sobre quem deveria ser o seu sucessor à frente do grupo que reúne os ministros das Finanças dos Estados-Membros da UE, Centeno evitou a questão, adiantando que não irá ser uma das pessoas no colégio eleitoral, já que não vai ser ministro das Finanças para poder votar nesse processo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Europa está de volta”, diz Centeno, presidente do Eurogrupo
{{ noCommentsLabel }}