Governo português é o terceiro da UE que menos investe em Cultura
Portugal é dos países da UE que menos investe em cultura (0,6%) ficando mesmo abaixo da média europeia que é de 1% do PIB, contrariamente à Letónia que é o país que mais investe nesta área.
No panorama europeu, Portugal é dos países que menos investe em Cultura, encontrando-se no antepenúltimo lugar da lista a par da Itália, revelou esta terça-feira o Eurostat.
Os países da União Europeia investiram em média 1% do Produto Interno Bruto (PIB) na área cultural, enquanto Portugal está abaixo dessa média, com apenas 0,6% do PIB dedicados a esta área, enquanto países como a Letónia ou a Hungria gastam quase 3% do PIB em “cultura, recreação e religião”.
A liderar a lista dos países que mais investem nestas áreas está a Letónia (2,8%), seguida da Hungria (2,7%) e da Estónia (2,4%). No extremo oposto está a Grécia (0,3%), Chipre (0,5%), Itália e Portugal (ambas 0,6%).
De um modo geral, registaram-se alterações relativamente pequenas na maioria dos Estados-membros da UE entre 2013 e 2018. A principal exceção foi a Hungria, onde a percentagem dos serviços culturais nas despesas das administrações públicas aumentou de 1,5% para 2,7%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo português é o terceiro da UE que menos investe em Cultura
{{ noCommentsLabel }}