Powell reconhece progressos, mas vê risco de danos económicos a “longo prazo”

O líder da Fed, Jerome Powell, avisou que a recuperação económica total nos EUA não ocorrerá até que os cidadãos tenham a certeza de que a nova epidemia de coronavírus foi controlada.

Num dia marcado pelo início formal do programa de compra de dívida da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell falou ao Senado para avisar que, apesar dos progressos, ainda há muita incerteza sobre a recuperação da economia norte-americana.

O líder da Fed começou por alertar que os níveis produção e de emprego mantêm-se bastante abaixo do que era registado antes da pandemia e sinalizou que ainda há muita incerteza sobre “o timing e a força” da recuperação.

Mas não só. Powell disse ainda que “quanto mais longa for a crise, maior será o potencial de danos a longo prazo decorrentes da perda permanente de empregos e do encerramento de negócios”.

O presidente da Fed avisou ainda que a recuperação económica total nos EUA não ocorrerá até existir certeza de que a pandemia de Covid-19 está finalmente controlada. “Até que o público tenha a certeza de que a doença está contida, é improvável uma recuperação completa”, avisou Powell, num depoimento perante o Comité Bancário do Senado.

Há, portanto, um longo caminho pela frente, com Powell a reiterar também que não há uma solução rápida para curar a economia. Ainda assim, a Fed continua comprometida em suportar a economia, pelo que Powell reiterou no Congresso que a Fed usará toda a gama de ferramentas que tem ao dispor para a ajudar o país a recuperar da recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell reconhece progressos, mas vê risco de danos económicos a “longo prazo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião