Novo Banco contrata consultora internacional para avaliar venda de ativos
Marques Mendes revelou na SIC que o Novo Banco pediu a uma "consultora internacional de renome" para avaliar o processo de alienação de ativos.
Marques Mendes revelou este domingo na SIC que recebeu uma carta de António Ramalho onde este anunciou que iria pedir a uma consultora internacional de renome para avaliar as dúvidas que foram levantadas nos processos de alienação de ativos do banco.
Nessa carta, explicou o comentador da SIC, o presidente do Novo Banco terá escrito que, por um lado, “vai dar explicações à Assembleia da República em setembro” e, por outro, que o financiamento que o banco fez a um fundo de investimento (o Anchorage Capital) para comprar imóveis do próprio Novo Banco teve o aval da Comissão Europeia.
Nessa carta, revela Mendes, “o Novo Banco informa-me que resolveu, mesmo assim, pedir a opinião independente a uma consultora internacional de renome, que possa responder de forma imparcial às dúvida que foram enunciadas“.
As dúvidas prendem-se essencialmente com dois casos, ambos noticiados pelo jornal Público. Por um lado, o projeto “Sertorius” em que o Novo Banco vendeu uma carteira de 200 imóveis com um desconto de 70% e uma perda de 328 milhões de euros, sendo que a alienação foi feita ao fundo Cerberus, que é acionista do banco austríaco BAWAG P.S.K, no qual foi CEO Byron Haynes, atual chairman do Novo Banco.
O outro caso que provocou polémica foi o projeto “Viriato”, uma carteira com 5.355 imóveis compostos por 8.486 frações cujo comprador, a Anchorage Capital, tem sede nas ilhas Caimão, não se conhecendo os seus beneficiários últimos. Além disso, depois deste negócio, um vice-presidente da Lone Star, David Bartlett, foi contratado pelo Anchorage Capital, onde exerce agora as funções de diretor.
Recorde-se que nesta altura a consultora Deloitte está a fazer uma auditoria ao Novo Banco relativa a período de 2018 por causa da ajuda pública que o Novo Banco recebeu no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco contrata consultora internacional para avaliar venda de ativos
{{ noCommentsLabel }}