Barclays está a ser investigado por espiar colaboradores
O Barclays está a ser investigado pelas autoridades britânicas, depois de ser acusado de utilizar um software que monitoriza a produtividade dos trabalhadores para espiar os seus computadores.
O Barclays está a ser investigado pelo Information Commissioner’s Office (ICO) depois das acusações de que o banco britânico espiava os seus colaboradores, avança o FR24news (acesso livre, conteúdo em inglês), sobre uma investigação noticiada em primeira mão pelo jornal The Sunday Telegraph. No início do ano, o Barclays anunciou que estava a mudar um sistema que monitorizava o modo como os trabalhadores usavam o tempo depois das pesadas críticas de que estava a espiar os colaboradores.
“Se as organizações querem monitorizar os seus colaboradores, têm de ser claros sobre o objetivo dessa monitorização e garantir que traz benefícios efetivos. As organizações devem informar os trabalhadores sobre a natureza, dimensão e razões de qualquer tipo de vigilância”, sublinhou o porta-voz do ICO.
[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/barclays/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”942″ slug=”barclays” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/barclays/thumbnail?version=1587056698226&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]
Os trabalhadores do banco acusaram a empresa de espiar os seus computadores através do programa Sapience, um software que ajuda a monitorizar a utilização do computador e assim medir a produtividade dos trabalhadores, com recurso a informação anónima. Já em 2017, o Barclays foi alvo de fortes críticas por utilizar o sistema OccupyEye, para monitorizar quanto tempo cada trabalhador passava na sua secretária.
A autoridade responsável pela proteção de dados anunciou que está a ser levada a cabo uma investigação formal, sem no entanto revelar quando estará concluída.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barclays está a ser investigado por espiar colaboradores
{{ noCommentsLabel }}