Governo vê défice entre 7% e 7,5% este ano. Em 2021, será de 4% com o PIB a crescer mais de 5%

Governo está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2021 aos partidos. Cenário macroeconómico aponta para um défice até 7,5% este ano e de 4% em 2021.

O Governo está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2021 aos partidos. O défice poderá ficar acima dos 7% que tinham sido apontados por João Leão este ano, baixando para 4% no próximo, quando o PIB deverá crescer mais de 5%.

De acordo com a RTP, que cita fontes partidárias, o cenário macroeconómico apresentado pelo Executivo aponta para um défice de 7% a 7,5%, este ano. Ou seja, poderá ficar acima do que tinha sido apontado pelo ministro das Finanças em julho.

Depois deste défice, explicado pelos encargos do Estado com as medidas de combate ao impacto macroeconómico da pandemia do novo coronavírus, 2021 tratará novamente um desequilíbrio nas contas públicas, embora menor.

Segundo a RTP, da parte do cenário macro já conhecida, em 2021 o défice deverá ascender a 4% do PIB. O ECO confirmou, entretanto, que o PIB deverá recuperar mais de 5% em 2021, tal como avançaram o Jornal de Negócios e o Público, isto depois de cair cerca de 8% em 2020.

A proposta do Governo deverá ser aprovada na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, devendo o documento ser entregue na Assembleia da República a 12 de outubro, ou seja, na próxima segunda-feira.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h27 com dados sobre o PIB)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vê défice entre 7% e 7,5% este ano. Em 2021, será de 4% com o PIB a crescer mais de 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião