Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através do SNS24
A linha SNS 24 começou a passar declarações de isolamento para pessoas que tiveram contactos de risco a 4 de novembro.
Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde, SNS24, adiantou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O objetivo destas declarações provisórias é afastar as pessoas do contacto comunitário e “isolá-las rapidamente”, explicou.
As declarações são destinadas às pessoas que contactaram com indivíduos infetados pelo novo coronavírus, permitindo justificar faltas ao trabalho. Este método “dá tranquilidade às pessoas e permite que não fiquem na comunidade”, aponta Graça Freitas, na conferência de imprensa habitual de ponto de situação.
A diretora-geral de Saúde sublinha que “tem sido feito um esforço muito grande para melhorar a capacidade de rastrear e isolar contactos”. A medida que permite que sejam emitidas declarações de isolamento através da Linha SNS 24 para pessoas que tiveram contactos de risco arrancou a 4 de novembro.
Em função do contacto para a linha e da avaliação clínica do risco feita pelos profissionais de saúde é enviado um código ao utente por SMS ou e-mail que permite aceder a uma declaração provisória de isolamento profilático. De salientar que para efeitos de baixa médica é preciso o doente provar que não pode estar em casa em regime de teletrabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já foram passadas 100 mil declarações de isolamento profilático provisórias através do SNS24
{{ noCommentsLabel }}