Marcelo Rebelo de Sousa anuncia às 18h decisão sobre recandidatura
Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar às 18h desta segunda-feira, na pastelaria Versailles, em Lisboa, a sua decisão sobre uma recandidatura ao cargo de Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar esta segunda-feira às 18h, na pastelaria Versailles, em Belém, Lisboa, a sua decisão sobre uma recandidatura ao cargo de Presidente da República nas eleições de 24 de janeiro de 2021.
Esta informação foi transmitida pelo próprio à Lusa, através de uma nota em que se refere que, “considerando as limitações em vigor, a declaração só poderá ser acompanhada no interior por dois repórteres de imagem vídeo”. Para o acompanhamento da mensagem “será disponibilizado sinal vídeo e áudio no local”, havendo também transmissão no Youtube, lê-se na mesma nota.
O atual Chefe de Estado já tinha dito estar à espera da intervenção no quadro do estado de emergência para, depois, decidir e comunicar se é ou não candidato a um novo mandato. O jornal i avançava esta segunda-feira que o esperado anúncio de Marcelo será feito esta tarde numa livraria em Lisboa.
“Tenho recebido várias pressões, de diversa natureza, e nas últimas semanas, mesmo quem recolha assinaturas e envie cartas. Mas a decisão é minha”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no início de dezembro.
Marcelo sempre fez depender a decisão de uma eventual recandidatura do seu estado de saúde. Em entrevista à RTP, no início de novembro, o Chefe de Estado explicou que os portugueses o elegeram para ser Presidente até ao final do mandato e não para ponderar eventuais recandidaturas. “Até 9 de março continua a pandemia e tenho a obrigação de ser Presidente e não fazer cálculos eleitorais”, afirmou, garantindo que ainda não tomou a decisão.
“Não fui eleito para pensar numa eventual recandidatura, tenho de tratar da pandemia até lá”, explicou o Chefe de Estado, sublinhando que decide “friamente” e não tem estados de alma. Marcelo deu a garantia de que, “o mais tardar, até ao final do mês de novembro serão convocadas as eleições” presidenciais, porque considera que “quem deve convocar as eleições é o Presidente e não o candidato”.
As eleições Presidenciais estão agendadas para 24 de janeiro de 2021 e na corrida já estão Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan e André Ventura. Se nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, excluindo os votos em branco, terá de haver uma segunda volta 21 dias depois. O sufrágio marcado para 14 de fevereiro é disputado entre os dois candidatos mais votados.
(Notícia atualizada às 16h24 com hora e local do anúncio da recandidatura)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo Rebelo de Sousa anuncia às 18h decisão sobre recandidatura
{{ noCommentsLabel }}