BCE deverá limitar dividendos dos bancos a 20% dos lucros
Supervisor europeu deverá levantar a suspensão dos dividendos na banca. Mas vai impor condições: apenas os bancos mais fortes poderão distribuir até 20% dos resultados.
O Banco Central Europeu (BCE) prepara-se para levantar a suspensão dos dividendos mas irá manter restrições. Apenas os bancos que se apresentaram mais fortes nos primeiros nove meses do ano poderão pagar 20% dos lucros aos seus acionistas, de acordo com a Bloomberg.
Esta é uma medida que ainda se encontra em avaliação por parte do supervisor europeu que em março mandou os bancos congelarem os dividendos e guardarem esse dinheiro face ao eventual impacto da pandemia.
Se a regra avançar, o BCE fará uma abordagem mais prudente do que aquela que o Banco de Inglaterra fez: os bancos ingleses foram autorizados a distribuírem até 25% dos seus resultados líquidos a partir do próximo ano.
Os termos finais da medida ainda não estão fechados e podem mudar até ao momento da decisão do conselho de supervisão do BCE. Novidades deverão surgir na próxima semana.
Contactado pela Bloomberg, um porta-voz do BCE não quis comentar.
De acordo com a agência, o BCE quer assegurar que os bancos tenham capital suficiente para suportar eventuais perdas decorrentes da crise e possam continuar a emprestar dinheiro à economia, mesmo que façam um pagamento de dividendos limitado.
A medida terá, naturalmente, implicações nos bancos portugueses. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem previsto um pagamento de 160 milhões de euros em dividendos ao Estado, de acordo com o Orçamento do Estado para 2021. Também BCP, Santander e BPI têm o tema em cima da mesa, encontram-se a aguardar pelas orientações europeias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE deverá limitar dividendos dos bancos a 20% dos lucros
{{ noCommentsLabel }}