União Europeia quer ter 70% da população vacinada até ao verão
Bloco europeu quer 80% dos profissionais de saúde e de pessoas com mais de 80 anos vacinados até março e, até ao verão, 70% da população adulta.
A Comissão Europeia vai encorajar Estados-membros a estabelecer um objetivo de vacinação de pelo menos 70% da população até este verão, de acordo com um projeto das últimas recomendações de resposta à pandemia que deverá ser divulgado na terça-feira, ao qual a Bloomberg (em inglês) teve acesso.
“Até março de 2021, os Estados-membros devem ter vacinado um mínimo de 80% dos profissionais de saúde e de assistência social e das pessoas com mais de 80 anos“, e “até ao verão de 2021, os Estados-membros devem ter vacinado um mínimo de 70% da população adulta”, lê-se no documento.
A Comissão Europeia também promete acordar até ao final deste mês um protocolo para os certificados de vacinação “que podem ser reconhecidos e utilizados nos sistemas de saúde em toda a UE [União Europeia] – e que poderiam ser aumentados globalmente em coordenação com a Organização Mundial de Saúde”.
Tais certificados poderiam substituir as quarentenas e os requisitos de teste, provando que “já não se corre um risco elevado de viajar”. A ideia reflete o anseio das economias dependentes do turismo, mas há países relutantes, como a França, pois consideram que os certificados parecem tornar as vacinas obrigatórias, numa altura em que não estão disponíveis para todos devido a restrições de fornecimento.
O projeto, que ainda está sujeito a alterações até ser formalmente divulgado, vem no meio de um aumento de infeções entre os países europeus, que levaram a novos confinamentos e a um prolongar da recessão económica, escreve a Bloomberg.
O documento da Comissão Europeia também inclui outras recomendações como o rastreio de novas estirpes, a expansão da utilização de testes rápidos e o desencorajamento de viagens não essenciais. Adicionalmente, o executivo europeu quer ajudar os membros a criar centros de vacinação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia quer ter 70% da população vacinada até ao verão
{{ noCommentsLabel }}