Santander muda CEO da gestora de ativos
Aos 46 anos, Nuno Henriques chega à liderança da terceira maior gestora de ativos no país. Vai substituir Joaquim Calça e Pina, que saiu por opção própria.
A gestora de ativos do grupo Santander tem um novo CEO, segundo apurou o ECO. O anterior responsável Joaquim Calça e Pina deixou a instituição financeira no final de 2020, por decisão própria e para se reformar. Será substituído por Nuno Henriques, que está na Santander Asset Management (SAM) há 20 anos.
Fonte oficial da Santander AM confirmou ao ECO a alteração na liderança da gestora de ativos, que é a terceira maior a operar em Portugal. Com 46 anos, Nuno Henriques está no grupo desde 2001 e era, desde 2019, administrador executivo tanto da SAM como do Santander Pensões.
Entre 2004 e 2019 foi diretor da área de Investimento de Gestão de Carteiras, com responsabilidades na definição e gestão de carteiras de investimento de clientes institucionais e private banking. Anteriormente passou pela área de Gestão de Fundos Mobiliários e Fundos de Pensões, onde foi responsável pela gestão de quatro fundos de ações portuguesas e internacionais e pela área de trading.
Antes de entrar na SAM, Nuno Henriques esteve no Banco Santander de Negócios Portugal, onde entrou em 1998, desempenhando funções no departamento de Tesouraria – Derivados e Produtos Estruturados.
O grupo bancário espanhol fechou 2020 com um prejuízo de 8.771 milhões de euros, que contrasta com o lucro de 6.515 milhões de euros em 2019, devido à Covid-19 e à situação em várias filiais. Os resultados do negócio em Portugal não são ainda conhecidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santander muda CEO da gestora de ativos
{{ noCommentsLabel }}