Lisboa-Faro de comboio em menos 30 minutos custa 250 milhões
IP está a estudar intervenções para reduzir tempos de viagem para o Sul. Seria necessário um investimento de 253 milhões para reduzir em meia hora o tempo de viagem entre Lisboa e Algarve.
A Infraestruturas de Portugal (IP) está a estudar intervenções na linha do Sul para reduzir os tempos de viagem para o Algarve. Para reduzir em meia hora o tempo de viagem entre Lisboa e Faro seria necessário um investimento de 253 milhões de euros, avança o Público (acesso condicionado).
De acordo com este estudo da IP, para reduzir a viagem a 20 minutos seria necessário um investimento de 160 milhões ou de apenas 75 milhões para obter uma redução de dez minutos.
A linha do Sul está modernizada e preparada para velocidades de 220 km/hora até Torre Vã (concelho de Ourique), no entanto, desse ponto até ao Algarve o traçado é praticamente o mesmo desde os finais do século XIX, o que impõe grandes limitações à velocidade dos comboios.
No documento que o Público teve acesso, está referido que nos 150 quilómetros entre Torre Vã e Tunes 65% do traçado desenvolve-se em curva e 35% em reta, razão pela qual em 57% desse troço os comboios estão limitados à velocidade máxima de 90 km/hora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa-Faro de comboio em menos 30 minutos custa 250 milhões
{{ noCommentsLabel }}