Episódio #7 Qual é o mistério da Bitcoin? (Edição especial)

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2021

A Bitcoin valorizou 450% num ano. Um fenómeno racional ou puramente especulativo? Neste episódio, dois céticos falam com um entusiasta. Conhecido nas redes sociais pelo acrónimo MAL, ele explica.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

A Bitcoin valorizou 450% num ano (e mais de 80% só nas primeiras oito semanas de 2021). Um fenómeno racional ou puramente especulativo? Uma moeda de futuro ou a maior bolha do século XXI? Neste episódio especial, dois céticos falam com um entusiasta: Mário Amorim Lopes, professor universitário e investigador na área de “blockchain”. Conhecido nas redes sociais pelo acrónimo MAL, ele explica.

“Sobe sobe, balão sobe” é uma espécie de “banda sonora” desta edição especial d’O Mistério das Finanças, podcast semanal do ECO. Neste episódio, os jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro passam de analistas a anfitriões, e convidam Mário Amorim Lopes para uma conversa sobre a Bitcoin e as criptomoedas.

A Bitcoin é um investimento de pura especulação e alto risco? Porque está a valorizar tanto? Trata-se de uma bolha? As criptomoedas são investimentos transparentes? Devem ser reguladas? Como funcionam? Estas e outras perguntas em debate neste episódio, um pouco mais longo do que o habitual e quase integramente dedicado à análise da “moeda do momento”. Dois céticos falam assim com um entusiasta – e investigador dos fenómenos Bitcoin, cibermoedas e “blockchain”.

Mário Amorim Lopes (conhecido no Twitter pelo acrónimo MAL), identifica-se como liberal. É professor da Universidade do Porto e da Católica Business School, investigador na área da Economia (e especificamente na Economia da Saúde – foi membro do Parlamento da Saúde) e na área do “blockchain” no INESC TEC. Além da presença no Twitter, é blogger n’ O Insurgente e publica ensaios no Observador. No final deste episódio, é-lhe entregue também a escolha e comentário da Boa Moeda e da Má Moeda da semana, bem como das manchetes dos leitores.

O Mistério das Finanças é um podcast semana do ECO, apresentado por António Costa e Pedro Santos Guerreiro, disponível nas plataformas habituais em Spotify e Apple Podcasts

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Episódio #7 Qual é o mistério da Bitcoin? (Edição especial)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião