Wall Street conclui semana de volatilidade com subidas de 2%
As bolsas norte-americanas subiram quase 2% na última sessão de uma semana marcada por forte volatilidade. Os índices valorizaram no acumulado da semana, exceto o tecnológico Nasdaq.
Wall Street concluiu com fortes ganhos uma semana de alta volatilidade, marcada pela pressão vendedora no mercado da dívida soberana e por recuos expressivos nas ações do setor tecnológico. Numa sessão em que os índices chegaram a cair em torno de 1%, os mercados acionistas acabaram por acelerar e fecharam com ganhos tangentes a 2%.
O Departamento do Trabalho divulgou dados positivos sobre a recuperação do mercado laboral, apontando para a criação de 379 mil postos de trabalho em fevereiro, mais do dobro do consenso dos analistas. A taxa de desemprego recuou para 6,2%.
Neste contexto, o S&P 500 subiu 1,95%, para 3.841,94 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avançou 1,85%, para 31.496,30 pontos e o tecnológico Nasdaq somou 1,55%, para 12.920,15 pontos. No acumulado da semana, e apesar de várias sessões de quedas significativas, o S&P 500 acabou por encerrar em terreno positivo, somando 0,80%, assim como o Dow Jones, que avançou 1,82%.
Em contrapartida, as ações tecnológicas perderam valor no acumulado semanal, com o Nasdaq a cair 2,06%. Estas empresas são avaliadas pelos investidores com base nos seus ganhos futuros, mas os mercados estão a antecipar forte inflação no segundo semestre, por causa da recuperação da economia, o que torna estes títulos menos apetecíveis.
O receio em torno da inflação tem condicionado as negociações nas últimas semanas. Apesar de o presidente da Fed ter assegurado não ser provável ter de subir os juros ainda este ano, continuando comprometido com a política monetária de juros baixos, as taxas no mercado secundário de dívida soberana voltaram a subir.
As obrigações do Tesouro dos EUA a 10 anos avançam 2,3 pontos base, para 1,573%, em máximos desde janeiro de 2020, antes mesmo da pandemia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street conclui semana de volatilidade com subidas de 2%
{{ noCommentsLabel }}