Morreu o Nobel da Economia Robert Mundell, pai intelectual do euro
Professor emérito da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia em Nova Iorque, Mundell morreu no domingo na sua casa, na província italiana de Siena.
O canadiano Robert Mundell, vencedor do Nobel da Economia de 1999 e considerado o pai intelectual da criação da moeda única europeia, o euro, morreu aos 88 anos em Siena, Itália, foi anunciado esta segunda-feira.
Meios de comunicação social italianos noticiaram esta segunda-feira que Mundell morreu no domingo na sua casa, na cidade de Santa Colomba, no município de Monteriggioni, na província de Siena.
Professor emérito da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia em Nova Iorque, iniciou a teoria das áreas monetárias ótimas em 1961, demonstrando como, na presença de preços rígidos, a mobilidade da mão-de-obra pode ser considerada um substituto para a flexibilidade cambial.
As teorias desenvolvidas por Mundell nos anos 60 estimularam a investigação sobre áreas monetárias e formam a base teórica do conceito da União Económica e Monetária da União Europeia, e da moeda única, o euro.
Mundell recebeu o Prémio Nobel da Economia em 1999 pela sua “análise da política monetária e fiscal sob diferentes sistemas cambiais, e por uma análise ótima das zonas cambiais”, segundo a justificação dada pela Academia na altura, que considerou que tinha lançado “as bases da teoria que domina as considerações práticas das políticas monetárias e fiscais nas economias abertas“.
Robert A. Mundell nasceu no Canadá em 1932, e estudou na Universidade da Columbia Britânica e na Universidade de Washington, para passar depois para a London School of Economics na capital britânica.
Em 1956 obteve o doutoramento no prestigioso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com uma tese sobre movimentos internacionais de capitais, e desde 1974 é professor no departamento de economia da Universidade de Columbia em Nova Iorque.
Durante as suas análises, alertou em várias ocasiões para os riscos de abandonar a zona euro e salientou que “o euro é um enorme sucesso“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morreu o Nobel da Economia Robert Mundell, pai intelectual do euro
{{ noCommentsLabel }}