Siza vê “sinais muito positivos” na economia com desconfinamento
O ministro da Economia reconhece que os dados do primeiro trimestre "não são os melhores", mas deixa uma mensagem de confiança para o futuro ao ver "sinais muito positivos" com desconfinamento.
A contração da economia no arranque de 2021 não é razão para festejar, mas o futuro deverá trazer melhores números com o efeito do desconfinamento iniciado no final de março. É esta a mensagem do Ministério da Economia em reação aos números do PIB do primeiro trimestre: o produto caiu 3,3% em cadeia e 5,4% em termos homólogos, ficando cerca de 9% abaixo do nível de 2019.
“São as primeiras estimativas que ainda têm de ser confirmadas e poderão ser revistas, mas, para já, as notícias não são as melhores“, começa por admitir o ministro da Economia num comentário enviado esta sexta-feira às redações, explicando que esse desempenho é explicado pelo “confinamento muito intenso a que tivemos de recorrer”, o que levou à queda do consumo privado.
Mas há um dado que dá alento a Siza Vieira: as exportações de bens, tal como já tinham referido os economistas ao ECO. “Apesar de tudo, as exportações comportaram-se muito bem e as exportações de bens permitiram aguentar a atividade económica”, nota o ministro.
Além disso, o futuro parece ser mais animador, de acordo com os dados divulgados até ao momento. Siza revela que “os sinais que vamos tendo, desde o final do confinamento, são muito positivos“, nomeadamente com o número de postos de trabalho a aumentar em março — e a taxa de desemprego a descer para os 6,5% — e com os índices de confiança das empresas e dos consumidores a subirem.
“À medida que prosseguimos no nosso processo de desconfinamento e que prosseguimos, também, no Plano de Vacinação podemos encarar com mais confiança a retoma nos próximos tempos“, garante o ministro da Economia, deixando uma mensagem de confiança aos portugueses.
A expectativa do Governo, segundo o Programa de Estabilidade 2021-2025, é que o PIB cresça 4% este ano e 4,9% no próximo ano, contando com uma aceleração da retoma já no segundo trimestre. Essa é também a expectativa dos economistas que perspetivam um crescimento homólogo do PIB entre a abril e junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Siza vê “sinais muito positivos” na economia com desconfinamento
{{ noCommentsLabel }}