BCP e Novo Banco contratam Rothschild para venderem a dívida do Sporting
Credores querem vender 40 milhões em dívida convertível em ações da SAD do campeão nacional, avança a Bloomberg.
O Millennium BCP e o Novo Banco contrataram a Rothschild & Co. para encontrar compradores para a dívida convertível em ações que têm do clube de Alvalade, noticia a Bloomberg (acesso condicionado).
Os bancos detêm atualmente 40 milhões de euros em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações. Caso o Sporting não reembolse o valor até 2026, os detentores tornam-se acionistas do clube. Um cenário que os bancos credores querem evitar, vendendo as suas posições.
O pacote original incluía 55 milhões de uma primeira emissão de 2010, a que acresceram 80 milhões, em 2014, por conversão de 56 milhões em créditos do Millennium bcp e 24 milhões do Novo Banco.
Em outubro de 2019 o Grupo Sporting e a SAD chegaram a acordo com o BCP e o Novo Banco para a alteração dos termos da opção de compra dos VMOC, tendo o preço da opção de compra baixado de 1 euro para 0,30 euros, um “haircut” de 70%, baixando o montante para 40,5 milhões de euros.
Além das VMOC, os dois bancos pretendem vender também outros créditos do clube e da SAD, que a Bloomberg não específica. Segundo o último relatório e contas semestral, no final de dezembro de 2020 existia um empréstimo bancário ao Sporting no valor de 19,79 milhões de euros, além de um descoberto bancário de 18 milhões. O Novo Banco e o BCP são ainda credores, em conjunto com a Sagasta, de um factoring no valor de 59 milhões.
A Bloomberg contactou os bancos e o clube, mas nenhum comentou a operação.
A decisão de colocar à venda as VMOC surge depois de o Sporting se ter sagrado campeão nacional e ter garantido o acesso direto à Liga dos Campeões, que vale um encaixe financeiro nunca inferior a 23 milhões de euros.
A boa prestação da equipa colocou também vários jogadores no radar dos clubes europeus, com notícias de que o Manchester City se prepara para comprar o passe de Nuno Mendes por 60 milhões.
(Notícia atualizada às 14h)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP e Novo Banco contratam Rothschild para venderem a dívida do Sporting
{{ noCommentsLabel }}