Eurobic com prejuízo de 5 milhões em 2020

  • ECO
  • 1 Junho 2021

O banco registou imparidades no valor de 42 milhões de euros, que pesaram nos resultados.

O Eurobic passou de lucros de 62 milhões em 2019 a prejuízos de cinco milhões de euros no ano passado. Em comunicado, o banco justifica o resultado de 2020 pelo “registo de prudente de imparidades no valor de 42 milhões de euros”.

O volume de negócios atingiu os 11.275 milhões de euros, um resultado para o qual contribuiu a “recuperação da atividade verificada no segundo, terceiro e quarto trimestres, particularmente expressiva no crédito e nos depósitos de clientes, que tiveram um incremento de 206 milhões de euros nos últimos oito meses de 2020”.

“Numa altura particularmente crítica para todos, fomos capazes de manter a proximidade com os nossos clientes, facto que a par da solidez e qualidade do nosso balanço e da linearidade e transparência do nosso modelo de negócio, nos permitiram apresentar um resultado perfeitamente entendível e indicadores sólidos”, refere José Azevedo Pereira, CEO do banco, na nota.

Em relação ao crédito concedido, o Eurobic indica que foram atingidos “novos máximos históricos de produção” quer no volume de crédito à habitação, quer ao nível do volume de crédito ao abrigo de linhas protocoladas.

Em 2020, o banco fechou as contas com um rácio de Common Equity Tier 1 de 14,58% e reduziu os NPL (malparado) de 5,9% para 5,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurobic com prejuízo de 5 milhões em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião