Internacional português João Mário é reforço do Benfica

  • Lusa
  • 13 Julho 2021

O futebolista João Mário é reforço do Benfica, informou esta terça-feira o clube lisboeta, numa nota publicada no seu sítio oficial na Internet. Sporting considera "incumprimento" e promete agir.

O futebolista internacional português João Mário é reforço do Benfica, informou esta terça-feira o clube lisboeta, numa curta nota publicada no seu sítio oficial na Internet.

“O Sport Lisboa e Benfica comunica que João Mário é jogador do clube”, referem os ‘encarnados’, num texto acompanhado de fotografias do médio vestido com a camisola das ‘águias’.

João Mário, de 28 anos, jogou na última época no Sporting, por empréstimo do Inter Milão, clube com o qual rescindiu contrato na segunda-feira.

O médio, que foi contratado pelo Inter ao Sporting em 2016, por 40 milhões de euros, tinha mais um ano de contrato com os italianos, mas nunca se conseguiu impor, somando apenas 69 partidas e quatro golos pelo clube transalpino.

Inicialmente, o valor da saída do jogador do Inter estava estipulado em 7,5 milhões de euros, uma verba que o Benfica estaria disposto a pagar, mas uma alegada cláusula de preferência a favor do Sporting poderia obrigar os italianos a indemnizarem o clube ‘leonino’.

Já na segunda-feira, o Inter comunicou a saída oficial de João Mário, revelando ter “chegado a acordo com o jogador” para “a resolução do contrato”, num cenário que libertava o médio sem custos.

João Mário fez praticamente toda a sua formação como futebolista no Sporting, clube ao qual chegou com 10 anos para as ‘escolinhas’, cumprindo todas as etapas até se estrear pela equipa principal com 18 anos, em 2011/12.

A afirmação ainda demoraria a chegar, com o médio a ter de esperar mais duas épocas para ser uma aposta, já depois de ser emprestado ao Vitória de Setúbal, em 2014/15, pelas mãos do treinador Marco Silva.

O futebolista esteve nessa época em 45 jogos e marcou sete golos, registo idêntico ao de 2015/16, já sob orientação de Jorge Jesus, que agora volta a trabalhar com João Mário, mas no Benfica.

Em 2016, o médio saiu do Sporting após uma época em que o clube esteve em ‘acesa’ luta pelo título, terminando a dois pontos do rival Benfica, e depois de se sagrar também campeão europeu com Portugal.

Em Itália, a vida não foi fácil para o jogador, com grande dificuldade em impor-se na equipa transalpina, que acabou por cedê-lo, em épocas alternadas, ao West Ham (2017/18), ao Lokomotiv Moscovo (2019/20) e ao Sporting (2020/21), clube pelo qual se sagrou campeão nacional.

Sporting acusa Inter Milão e João Mário de “expediente” e promete agir

Depois do anúncio do reforço, ainda esta segunda-feira o Sporting disse que irá defender os interesses do clube após a rescisão do Inter Milão e de João Mário, que resultou na ida do jogador para o Benfica, o que considera configurar um caso de “incumprimento”.

“É convicção do Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD que foi usado um expediente para que o Inter e o jogador João Mário se procurassem eximir ao que contrataram com a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD em 2016”, refere o clube em comunicado.

Na mesma nota, o Sporting lembra a cláusula de preferência, assinada em 2016, aquando da transferência do médio para o clube italiano. Segundo os “leões”, o jogador e o Inter comprometeram-se a efetuar um pagamento adicional de 30 milhões de euros, caso o jogador viesse a ser inscrito por clubes portugueses, entre os quais o Benfica.

“Esse expediente só ilustra que todas as partes sabiam as obrigações que assumiram em 2016 e a que, volvidos cinco anos, pretendem furtar-se”, considera ainda no comunicado o atual campeão nacional.

O Sporting diz também que não alimentará publicamente “este folhetim, que visa desviar as atenções incómodas sobre outros assuntos da atualidade”, mas que não deixará de defender os seus interesses.

A terminar, os ‘leões’ dizem que irão, em sede própria, responsabilizar “os intervenientes pelos danos causados e pelo incumprimento das obrigações assumidas”.

(Notícia atualizada às 16h37 com comunicado do Sporting)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Internacional português João Mário é reforço do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião