Ferrovial vende gestão de resíduos em Portugal e Espanha à dona do Lidl
A empresa espanhola vendeu da unidade de gestão de resíduos em Portugal e Espanha à Schwarz, dona do grupo de supermercados Lidl.
A Ferrovial vendeu a sua unidade de gestão de resíduos em Espanha e Portugal à empresa alemã PreZero, num negócio avaliado em 1,133 milhões de euros, avança a Reuters.
Com a venda à empresa alemã, que é propriedade da Schwarz (proprietária, entre outras marcas, do grupo de supermercados Lidl), a Ferrovial espera conseguir obter um ganho de 317 milhões de euros.
Esta transação faz parte do processo de desinvestimento do conglomerado espanhol nas suas unidades de serviços, através da qual está presente no mercado nacional.
De acordo com informação transmitida à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários espanhola (CNMV), o valor implícito das ações deste negócio é de cerca de 950 milhões, tendo em conta o balanço de 2020, mas o preço final será fixado quando a transação for encerrada, o que está previsto que seja feito na segunda metade de 2021.
A Ferrovial é uma empresa multinacional que opera no setor das infraestruturas, transportes e serviços urbanos, enquanto a Schwarz é um grupo retalhista alemão, propriedade da família com o mesmo nome, que detém e opera as marcas Lidl e Kaufland.
O negócio, que faz parte da operação de venda da divisão de serviços que a Ferrovial lançou em 2019, inclui a transferência dos negócios dos segmentos de meio ambiente e empresas de recolha, tratamento e reciclagem de resíduos.
Após esta transação, que vem juntar-se à venda da empresa australiana Broadspectrum há pouco mais de um ano, o desinvestimento do resto dos negócios da Ferrovial Services vai continuar no Reino Unido, Espanha, Chile e Estados Unidos, os principais mercados onde a empresa tem atividades neste negócio.
Na última reunião de acionistas realizada em abril passado, a Ferrovial reconheceu que a venda do negócio de serviços estava a demorar mais do que esperava, mas que estava a fazer progressos e continuava a trabalhar no sentido de completar a alienação do resto da divisão ainda este ano.
A divisão meio ambiente da Ferrovial comunicou vendas anuais de 1.018 milhões de euros em 2020, um lucro bruto de exploração de 130 milhões de euros (incluindo dividendos), tendo a empresa em carteira 2.177 milhões de euros no final do ano.
A companhia tem 16.000 trabalhadores e presta serviços de tratamento e reciclagem graças à gestão de 140 fábricas, onde processa 5,6 milhões de toneladas de resíduos por ano.
Realiza também a limpeza de ruas, recolha seletiva e manutenção de zonas verdes em mais de 600 municípios em toda a Espanha para mais de 15 milhões de cidadãos.
De acordo com o presidente executivo (CEO) da Ferrovial, Ignacio Madridejos, citado pela agência espanhola Efe, a transação representa um passo em frente no plano estratégico da empresa.
O “Plano Horizonte 24” para o período 2020-2024 centra-se no desenvolvimento, construção e gestão de infraestruturas, juntamente com empresas em mobilidade, água e eletrificação, e procura uma rentabilidade que se baseie num crescimento anual de 11% no EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).
O presidente executivo da PreZero, Thomas Kyriakis, também citado pela Efe, sublinhou os planos da empresa para expandir as suas atividades no sul da Europa e antecipou “sinergias valiosas” neste processo.
As ações da Ferrovial, que vai apresentar os resultados do semestre esta tarde, fecharam na segunda-feira a 24,7 euros, tendo-se valorizado desde o início do corrente ano em mais de 10%.
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