Lucro da Semapa dispara 141% para 73,1 milhões até junho

Papeleira lucrou mais 42,8 milhões de euros no primeiro semestre do ano face ao período homólogo. Volume de negócios subiu 3% para 971,4 milhões de euros.

A Semapa viu os lucros dispararem 141% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 73,1 milhões de euros, revelou a papeleira, em comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este crescimento no resultado líquido deveu-se, sobretudo, ao volume de negócios conseguido com o setor da pasta e do papel.

Entre janeiro e junho, a Semapa alcançou um resultado líquido de 73,1 milhões de euros, ou seja, 42,8 milhões de euros a mais do que os 30,3 milhões de euros registados no mesmo semestre do ano passado, refere o documento. No mesmo período, o EBITDA (lucro antes de impostos) totalizou 224,8 milhões de euros, também acima dos 203,3 milhões de euros registados no semestre homólogo.

“Este crescimento resultou de uma evolução favorável do EBITDA, conjugada com uma melhoria nos resultados financeiros, resultante dos menores efeitos cambiais negativos na Secil (real brasileiro), uma redução das depreciações, amortizações e perdas por imparidade e negativamente influenciado pela função fiscal”, refere a Semapa.

O volume de negócios ascendeu a 971,4 milhões de euros, um crescimento de 3,1% face aos primeiros seis meses do ano passado. Deste total, 714,6 milhões de euros foram conseguidos através do negócio da pasta e do papel (Navigator), 237,9 milhões através do cimento (Secil) e 18,9 milhões de euros através do ambiente (ETSA). As exportações e vendas no exterior totalizaram 709,8 milhões de euros, ou seja, 73,1% do volume de negócios.

“Depois de um primeiro trimestre marcado por novas vagas de contágio de Covid-19 e períodos de confinamento na maior parte dos mercados chave do Grupo [Semapa], os últimos três meses registaram uma reabertura progressiva das economias com impacto essencialmente no segmento de Pasta e Papel“, refere a empresa, salientando que o segundo trimestre assistiu a uma “melhoria face ao primeiro” e, “naturalmente, em relação ao segundo”.

No primeiro trimestre do ano, os investimentos feitos pela Semapa ascenderam a cerca de 53 milhões de euros, abaixo dos 65 milhões de euros registados no período homólogo. A empresa destaca o segmento Pasta e Papel, com 33 milhões de euros de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Semapa dispara 141% para 73,1 milhões até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião