Consumo de combustíveis “mantém crescimento” e sobe 10,82% em julho

  • Lusa
  • 18 Agosto 2021

Face a julho de 2020, o consumo de gasolina e gasóleo aumentou 7,15% e 3,21%, respetivamente. Relativamente ao mês anterior, o crescimento foi mais significativo, de 12,19% e 11,80%.

O consumo de combustíveis aumentou 10.82% em julho deste ano, face ao mesmo mês de 2020, “seguindo a tendência que se tem registado no último trimestre”, divulgou esta quarta-feira a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

“Registou-se um aumento nas introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível], a nível nacional, no mês de julho de 2021, seguindo a tendência que se tem registado no último trimestre”, lê-se numa nota, publicada pela entidade fiscalizadora do setor.

Dos valores introduzidos pelos operadores, no Balcão Único da Energia, continuam visíveis os sinais de recuperação, destacando-se o aumento no ‘jet‘ [combustível usado pela aviação], com uma subida de 31,37% face ao mês anterior e 109,92% face ao mês homólogo, afetado por medidas de restrições à circulação”, refere. Segundo os dados da ENSE, o total de introduções ao consumo registou uma variação positiva de 10,82%, em termos homólogos, e de 13,52% de junho para julho.

Comparando com o mês anterior, “a gasolina registou um aumento de 12,19%, enquanto o gasóleo registou um aumento de 11,80%”, referiu a ENSE, acrescentando que “embora tenha sido um pouco menos significativa, essa tendência também se registou em comparação com o mesmo mês de 2020”, com aumentos de 7,15% e 3,21%, respetivamente.

A entidade destacou ainda que no acumulado dos primeiros sete meses do ano, a gasolina e o gasóleo apresentaram igualmente um resultado mais positivo em 2021, relativamente ao mesmo período de 2020, com variações de 2,11% e 1,91% respetivamente.

Para a entidade, estes dados mostram que “apesar dos valores registados no mês passado serem ainda inferiores, na generalidade, aos montantes registados em 2019 (-5,22% para gasolina e -5,29% para o gasóleo), a procura tem vindo a intensificar-se, fruto do desenvolvimento da atividade económica e do turismo no nosso país e noutros locais, a nível global”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de combustíveis “mantém crescimento” e sobe 10,82% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião