QR Codes deixam milhares de postos de trabalho em risco de desaparecer

  • Carolina Bento
  • 31 Agosto 2021

"É como fazer compras online, só que em tempo real", diz um dos empregadores que, graças aos QR Codes, dispensaram milhares de funcionários durante a pandemia, que já não vão recuperar o emprego.

Serviço de mesa, atendimento em loja, apoio em mercearia. Todas estas funções passaram a ser desempenhadas por QR Codes. Nos Estados Unidos da América, alguns empregadores optaram por usar esta funcionalidade, que diminui os contactos com o consumidor, nas suas lojas e restaurantes. Só que, por de trás do desenvolvimento tecnológico, está a perda de milhares de postos de trabalho, de acordo com o Financial Times.

Alexa Allamano, dona de uma joalharia em Washington, adotou os QR Codes que, na essência, fazem o mesmo trabalho que a funcionária que tinha antes do confinamento. Usando os códigos, os clientes entram na loja apenas para buscar encomendas ou para consultas sobre produtos, permitindo que Allamano trabalhe sozinha. “É como comprar online, só que na vida real”, disse a empresária ao Financial Times.

Esta mudança significa que milhares de empregos se irão perder irremediavelmente, especialmente nos setores de atendimento ao público e serviços como a hotelaria e restauração. As mulheres sem diploma académico serão as mais afetadas, de acordo com um estudo de Casey Warman do National Bureau of Economical Research. Esta mudança para o automatismo não é nova e já foi vista no passado recente da crise financeira de 2007: “Isto já aconteceu antes e está a acontecer outra vez”, disse Mark Muro, académico do Instituto Brookings, “toda esta situação é como se fosse publicidade para soluções tecnológicas”, alertou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

QR Codes deixam milhares de postos de trabalho em risco de desaparecer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião