PSI-20 desliza com BCP a cair mais de 1%

A maior parte das cotadas desvalorizou, de onde se destaca a BCP e Galp Energia, e levou à queda do PSI-20. A contrariar a tendência esteve a EDP Renováveis.

O PSI-20 fechou esta terça-feira com uma queda de 0,22% para os 5.389,93 pontos. A praça lisboeta volta assim a terreno negativo depois de na segunda-feira ter valorizado pela primeira vez em sete sessões.

Na Europa, a maioria das praças europeias caiu, mas houve exceções. O alemão DAX valorizou 0,1% e o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, ficou inalterado. Já o francês CAC caiu 0,5%, o espanhol IBEX desvalorizou 0,4% e o britânico FTSE cedeu 0,5%.

Em Lisboa, a maioria das cotadas fechou no vermelho. Foi o caso do BCP cujas ações caíram 1,53% para os 12,89 cêntimos. Com quedas ainda mais expressivas fecharam a Altri, com -1,7% para os 5,5 euros, e a Pharol, com -2,3% para os 9,36 cêntimos. A Navigator foi outra das cotadas a cair mais de 1%: os títulos da papeleira cederam 1,35% para os 3,08 euros.

Há ainda o caso da Galp Energia que esta quinta-feira vai distribuir um dividendo de 25 cêntimos por ação aos seus acionistas pelo que a cotada esteve nesta sessão a descontar esse valor nos títulos, os quais deixaram de conferir direito ao dividendo antecipado da petrolífera. Por causa do efeito negativo de estar em ex-dividendo, as ações da Galp Energia desvalorizaram 1,72% para os 8,22 euros. Porém, os títulos até recuperaram desse efeito, exibindo uma subida de 1,31% face aos 8,11 euros em que ficaria se considerado apenas o efeito de estar em ex-dividendo.

Outras cotadas como a Corticeira Amorim, a Sonae, a Novabase, a Nos, a Mota Engil, os CTT e a EDP também desvalorizaram na sessão desta terça-feira. Já a Semapa e a Ramada fecharam inalteradas.

A travar maiores perdas no PSI-20 esteve a EDP Renováveis que viu as suas ações subirem 1,51% para os 22,8 euros. Há ainda o caso da REN — cujos títulos subiram 1,19% para os 2,54 euros –, da Ibersol e da Jerónimo Martins.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 desliza com BCP a cair mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião