Passageiros transportados na ferrovia em Portugal caíram 52% no 1º trimestre. É 6ª maior queda da UE
A pandemia provocou uma redução no número de pessoas que viajou nos comboios. Portugal registou a sexta maior queda na União Europeia, de 52%.
O número de passageiros transportados em ferrovia em Portugal caiu para cerca de metade no primeiro trimestre do ano, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, quando o efeito da pandemia pouco se fazia sentir. Foi a sexta maior queda registada entre os países da União Europeia (UE), segundo os dados do Eurostat.
No primeiro trimestre de 2021, foram transportados menos 20.651.000 passageiros em comboios em Portugal, o que representa uma queda de 52% face ao mesmo período de 2020, de acordo com o gabinete de estatísticas da UE. De recordar que esta altura foi marcada por um confinamento geral, que impactou o desempenho.
Olhando para as maiores quedas entre os Estados-membros, é a Irlanda que lidera a tabela, ao recuar 85% e transportar menos 8,4 milhões de passageiros em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Segue-se a Grécia (com uma queda de 66%), a Eslováquia (-60%), os Países Baixos (-59%) e a Dinamarca (-53%).
Por outro lado, a Eslovénia (-11%), a Bulgária (-19%) e a Roménia (-19%) contabilizam as menores reduções de passageiros durante os primeiros três meses deste ano, segundo os dados do Eurostat.
Quedas no transporte na Europa foram impactadas pela medidas restritivas para evitar a disseminação da Covid-19, bem como pela mudança nas preferências de viagem dos passageiros, nota o gabinete de estatísticas europeu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Passageiros transportados na ferrovia em Portugal caíram 52% no 1º trimestre. É 6ª maior queda da UE
{{ noCommentsLabel }}