Wall Street avança pelo segundo dia à boleia da Fed
Bolsas de Nova Iorque estão em alta pelo segundo dia, depois de a Fed ter descansado os investidores de que a subida dos juros só acontecerá depois de finalizado o tapering.
Wall Street avança pela segunda sessão consecutiva, perante o desanuviar dos receios em relação aos planos da Reserva Federal norte-americana (Fed) para dar início à retirada dos estímulos. Os índices sobem apesar da divulgação de dados que mostram uma subida inesperada nos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA ao longo da última semana.
A Fed anunciou na quarta-feira que vai começar a reduzir as compras mensais de ativos “em breve”, possivelmente em novembro, conforme sinalizou o seu presidente, Jerome Powell, sendo que as taxas de juro poderão subir mais cedo do que o esperado, já no próximo ano.
Neste cenário, o S&P 500 soma 0,44%, para 4.415,00 pontos, acompanhado dos outros dois índices de referência em Nova Iorque: o industrial Dow Jones ganha 0,65% e o tecnológico Nasdaq avança 0,36%.
“A referência [da Fed] de que a subida de taxas de juro não se iria iniciar até ao final do tapering e que os estímulos possam ser prolongados caso a economia assim o necessite acabou por trazer otimismo para os mercados de ações”, explicam os analistas do BCP.
No plano empresarial as ações da Accenture e da Salesforce estão em destaque depois de terem revisto em alta as previsões para os lucros. Seguem em alta de 1,01% e 4,29%, respetivamente, na abertura da sessão.
Além da Fed, os investidores continuam atentos à situação da chinesa Evergrande. Receava-se que gigante do imobiliário chinês pudesse entrar em default, mas as preocupações aliviaram nos últimos dias à medida que a empresa tenta assegurar acordos com os credores, e numa altura em que Pequim se mantém atento aos desenvolvimentos.
Jerome Powell desvalorizou esta quarta-feira o impacto dos problemas da Evergrande nos EUA, dizendo que é uma “situação particular à China”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street avança pelo segundo dia à boleia da Fed
{{ noCommentsLabel }}