Sete dicas para não ser enganado nas pesquisas do Google
Um estudo recente mostrou que as notícias falsas espalham-se 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras. A pensar nisso, a Google reuniu um conjunto de sete dicas para ajudar na pesquisa.
Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, exemplifica bem como o problema das notícias falsas tem vindo a crescer nos últimos tempos. De acordo com a publicação, as notícias falsas espalham-se 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras, conseguindo chegar desta forma a uma audiência muito mais alargada.
O mesmo estudo indica que uma notícia falsa chega entre mil a 100 mil pessoas, enquanto uma notícia verdadeira atinge, em média, cerca de 1.000 pessoas. Quando uma notícia é relacionada com política os números são ainda impressionantes, já que o seu alcance é três vezes mais rápido quando comparado com outras áreas.
A Google quer estar na linha frente no combate à desinformação e reuniu um conjunto de sete dicas com o objetivo de tornar uma pesquisa mais informada.
1. Verificar a credibilidade das suas fontes
Ao pesquisar na web, certifique-se que o site que está a visitar é a melhor fonte de informação para a sua pesquisa. Considere o objetivo principal do site e questione-se: “Em que é que estão a tentar ajudar-me? Qual é o objetivo ao fornecer essas informações? As informações no site estão alinhadas com outras fontes confiáveis?” Outra forma de verificar a credibilidade de um site passa por consultar fóruns ou páginas de discussão online para ver o que as outras pessoas estão a dizer sobre o site.
2. Procurar a cobertura de notícias
O que é melhor do que uma fonte? Várias fontes. Veja como (e se) diferentes meios de comunicação noticiaram o mesmo acontecimento/facto para ter uma visão mais completa sobre determinado tópico. Basta pesquisar a informação através do modo de notícias disponível na barra de pesquisa da Google ou procurar diretamente por um tópico em news.google.com.
3. Fazer mais do que uma pesquisa
Muitas vezes, as pessoas fazem uma pesquisa, veem os primeiros resultados na página web e assumem que encontraram a resposta que procuravam. Mas, uma simples pesquisa sobre um tópico complexo pode não ser suficiente para encontrar a resposta a uma determinada pergunta. A realização de duas ou três pesquisas oferece uma série de perspetivas e fontes confiáveis para uma visão mais completa sobre o assunto.
4. Verificar se uma imagem está a ser utilizada no contexto correto
Uma imagem vale mais que mil palavras, como diz o velho ditado. Mas uma imagem também pode ser utilizada fora do contexto ou editada com o objetivo de manipular o utilizador. Este, por sua vez, tem a opção de pesquisar no Google usando uma imagem (em vez de texto, como é mais habitual), com o objetivo de verificar se esta já apareceu online anteriormente e em que contexto, para assim averiguar se o seu significado original foi alterado.
5. Consultar os sites verificadores de factos
Tem dúvida sobre a veracidade de uma informação? Faça o teste: experimente pesquisar um tópico no Fact Check Explorer, que reúne mais de 100.000 verificações de factos provenientes de meios de comunicação credíveis em todo o mundo.
6. Usar o Google Earth ou Street View para verificar a localização
Acontecimentos que têm lugar em localizações distantes do utilizador podem mais facilmente ser alvo de manipulação, devido à falta de familiaridade que este tem com esses locais. Se o utilizador quiser saber se uma fotografia é realmente do local que diz ser, basta pesquisar esse mesmo local no Google Earth ou no Street View do Google Maps para confirmar a credibilidade da informação.
7. Não incluir a resposta na pergunta de pesquisa
Muitas vezes decidimos saber mais sobre um determinado tema quando já suspeitamos de uma resposta. Mas incluir essa resposta no processo de busca pode influenciar os resultados da própria pesquisa. Por exemplo, se pesquisarmos “Os golden retrievers pesam 85 quilos”, corremos o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados. Em vez disso, devemos pesquisar apenas por “peso dos golden retrievers“, pois dessa forma teremos acesso a uma maior variedade de resultados.
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