Lisboa recupera das últimas perdas com a ajuda do setor energético

Bolsa de Lisboa recupera das perdas acentuadas da última sessão, com o setor energético a impulsionar o desempenho do índice.

A bolsa de Lisboa abriu a primeira sessão da semana em terreno positivo, recuperando das perdas acentuadas observadas no final da semana passada, consequência dos receios causados nos mercados mundiais pela nova variante de Covid, a Omicron. O índice de referência nacional soma, assim, mais de 0,5%, impulsionado pelas cotadas do setor energético.

O PSI-20 está a valorizar 0,64% para 5.459,61 pontos, com a maioria das cotadas no verde. Este desempenho acontece depois das fortes perdas na passada sexta-feira, dia em que a bolsa nacional perdeu 1,4 mil milhões de euros devido à nova variante, que nesse dia causou o pânico nos mercados, levando a perdas acentuadas um pouco por todo o mundo.

O cenário, contudo, começa a acalmar, e isso comprova-se pelo índice de referência europeu, Stoxx-600, que segue a valorizar 0,93% para 468,34 pontos. O mesmo acontece com outros índices, como o espanhol Ibex-35 e o francês CAC-40 que somam 0,64% e 0,95%, respetivamente.

Por Lisboa, a maioria das cotadas está a valorizar, com destaque para a Galp Energia que avança 0,63% para 8,32 euros, acompanhada pela EDP Renováveis que sobe 0,44% para 22,66 euros e pela EDP que cresce 0,14% para 4,857 euros.

Destaque ainda para as ações da Jerónimo Martins, que ganham 1,17% para 19,48 euros, enquanto a Sonae valoriza 1,11% para 0,955 euros. A maior subida desta sessão cabe à Corticeira Amorim, que avança 1,27% para 11,16 euros.

No lado oposto, a travar maiores ganhos do PSI-20, estão os títulos do BCP, que recuam 0,21% para 0,1425 euros, mas também os da GreenVolt que perdem 0,66% para seis euros. A maior queda desta sessão cabe à Ramada, que afunda 5% para 6,02 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa recupera das últimas perdas com a ajuda do setor energético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião