ECO do Dinheiro. Qual o impacto da nova variante na economia?
As economias estão mais preparadas para continuar a funcionar com as restrições da pandemia. Os economistas estão a antecipar uma ligeira travagem no PIB, mas tudo depende da gravidade da Ómicron.
- A nova variante da covid-19 vai penalizar a economia? Veja o vídeo:
Antes mesmos de ser descoberta a Ómicron, a Europa já se tinha tornado no epicentro de uma nova vaga da covid-19. Países como a Holanda, a Áustria, a Eslováquia e a Alemanha voltaram a impor restrições ou mesmo confinamentos totais. Medidas que penalizam a atividade económica.
Os economistas já antecipam, por exemplo, que o PIB alemão estagne no quarto trimestre. Uma má notícia para Portugal, já que a Alemanha é o terceiro maior cliente das nossas exportações.
Com a Ómicron, voltaram também regras mais restritivas no tráfego aéreo, o que terá um impacto negativo no turismo, que tem um peso elevado na economia portuguesa. Há ainda o receio de que a Ómicron possa levar a novas paragens nas fábricas, nomeadamente em países asiáticos, agravando os problemas nas cadeias de abastecimento. O que, por sua vez, pode levar a mais inflação.
Por outro lado, as taxas de vacinação são muito mais elevadas e as economias estão mais preparadas para continuar a funcionar apesar das limitações. O banco de investimento norte-americano Goldman Sachs atualizou as suas previsões e reviu em baixo o crescimento da economia para 2022, mas apenas em algumas décimas. Passou de 4,6% para 4,2%.
O ISEG reviu esta segunda-feira em baixa as estimativas para o crescimento da economia portuguesa este ano. De um intervalo que ia até aos 5% passou para 4,3% a 4,5%, devido às novas limitações impostas para travar o agravamento da pandemia.
O impacto vai depender da disseminação da nova variante e, sobretudo, da capacidade das atuais vacinas para impedir sintomas graves da doença. Algo que os médicos e outros especialistas estão ainda a tentar apurar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ECO do Dinheiro. Qual o impacto da nova variante na economia?
{{ noCommentsLabel }}