Nadia Calviño vai presidir comité que aconselha o FMI
A vice-primeira-ministra de Espanha foi escolhida para liderar o comité consultivo que aconselha o Fundo Monetário Internacional (FMI), após a saída da ministra das Finanças sueca.
Naldia Calviño, ministra espanhola dedicada aos assuntos económicos, vai substituir Magdalena Andersson, ex-ministra das Finanças sueca e atual primeira-ministra, como presidente do Comité Internacional Financeiro e Monetário (IMFC, na sigla inglesa), o qual tem o objetivo de aconselhar o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A também vice-primeira-ministra do Governo socialista liderado por Pedro Sánchez ficará nesse cargo durante um mandato de dois anos, o qual arranca a 3 de janeiro de 2022. Calviño fica assim com o resto do mandato de três anos de Andersson, a primeira mulher a presidir a este comité, que começou a 18 de janeiro de 2021.
Desde 2018 que Nadia Calviño é ministra da Economia e da Digitalização em Espanha, tendo anteriormente passado pelas direções-gerais da Comissão Europeia. As novas funções no FMI são compatíveis com as de ministra em Espanha. Há dois anos, com a saída de Christine Lagarde do FMI para o BCE, o nome de Calviño foi especulado para a sua sucessão, mas Kristalina Georgieva acabou por ficar com o cargo.
O Comité Internacional Financeiro e Monetário é composto pelos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais e reúne-se normalmente duas vezes por ano, sendo que o próximo encontro acontecerá esta primavera a 21 de abril em Washington. Em outubro realiza-se o encontro anual conjunto do FMI e do Banco Mundial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nadia Calviño vai presidir comité que aconselha o FMI
{{ noCommentsLabel }}