Spotify vai ter aviso para prevenir desinformação sobre Covid-19
Spotify vai incluir um aviso em todos os conteúdos sobre a Covid-19, orientando ouvintes para centro com informações atualizadas, após movimento de boicote lançado por Neil Young.
O Spotify vai tomar medidas para combater a desinformação sobre a Covid-19 na sua plataforma, anunciou a plataforma sueca, após um movimento de boicote lançado pela lenda do folk-rock Neil Young.
O número um do mundo em streaming de música, em particular, vai incluir um aviso em todos os seus conteúdos que falem sobre a Covid-19, em resposta às críticas recebidas pela emissão do programa “The Joe Rogan Experience”, apontado de promover a conspiração sobre a Covid-19.
“Estamos a trabalhar para agregar um aviso de conteúdo a qualquer episódio de um podcast que inclua uma discussão sobre a Covid-19″, afirmou o presidente executivo da plataforma de música e de programas pré-gravados, Daniel Ek, em comunicado, no qual detalha os padrões de divulgação da empresa.
O aviso, salienta a Spotify, irá orientar os ouvintes para um “centro Covid-19, um recurso que fornece acesso fácil a informações atualizadas e orientadas por dados partilhados por cientistas, médicos, académicos e autoridades de saúde pública em todo o mundo, bem como links para fontes confiáveis”.
A polémica em torno do Spotify centra-se no programa “The Joe Rogan Experience”, considerado como o podcast mais popular dos Estados Unidos.
O programa, oferecido exclusivamente nesta plataforma depois de o Spotify ter assinado com Rogan por 100 milhões de dólares (89,6 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), tem sido criticado por promover teorias da conspiração sobre o coronavírus e incentivar a não vacinação.
Uma carta assinada por 270 médicos e cientistas norte-americanos advertia há algumas semanas o Spotify de que estava a permitir a difusão de mensagens que afetavam a confiança pública na investigação científica e nas recomendações sanitárias.
“Tem havido muita conversação sobre informação relativa à Covid-19 no Spotify. Temos escutado as críticas e estamos a implementar mudanças para ajudar a combater a desinformação”, escreveu Ek no Twitter, reconhecendo que, apesar de ter regras para a produção de conteúdos, não foram “transparentes” para que pudessem ser conhecidas por todos.
Os últimos a criticar o Spotify foram o príncipe Harry de Inglaterra e a sua mulher, Meghan Markle, que expressaram a sua preocupação à empresa pela desinformação sobre a Covid-19 na plataforma, embora tenham assegurado que continuam dispostos a trabalhar com ela, explicou esta segunda-feira um porta-voz da sua fundação, Archewell.
A posição dos duques de Sussex aconteceu depois de Neil Young e Joni Mitchell terem anunciado que retiravam a sua música do Spotify como protesto pela emissão do podcast de Joe Rogan.
O presidente executivo da plataforma também insistiu esta segunda-feira no compromisso do Spotify em lutar contra a desinformação assim como na educação sobre questões relacionadas com a Covid-19.
“Lançamos vários recursos educativos e campanhas para criar consciencialização e desenvolvemos e promovemos um centro de informação global de Covid-19”, rematou o presidente executivo do Spotify.
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