Beneficiários com dificuldades em usar vales eficiência
Dos 5.020 vales concedidos pelo Governo para melhorar a eficiência energética, apenas 8,7% foram usados. Empresas alegam indisponibilidade e que o serviço não compensa.
O Governo começou no verão do ano passado a conceder vales eficiência, cheques de 1.300 euros para obras de eficiência energética. Mas, até ao momento, apenas 9% foram utilizados. De acordo com o Jornal de Notícias (ligação indisponível), os beneficiários estão a ter dificuldades em os usar perante a ausência de resposta a pedidos de orçamento. As empresas afirmam que este tipo de serviços não compensa.
Há empresas inscritas no programa Vale Eficiência que estão a recusar realizar obras de melhoria de eficiência energética nas casas de famílias carenciadas e nem respondem a pedidos de orçamento. De acordo com o JN, afirmam que o tipo de serviço não compensa e mostram ainda indisponibilidade devido ao elevado volume de trabalho que têm em mãos.
Dos 5.020 vales já concedidos pelo Governo desde que a iniciativa arrancou, em agosto de 2021, apenas 438 (8,7%) foram usados. O Ministério do Ambiente afirma que o Fundo Ambiental está a par desta situação e que “está a fazer a inventariação dos fornecedores”. Nas sessões de esclarecimento que têm sido feitas com as empresas, estas são avisadas de que tal representa um “incumprimento”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Beneficiários com dificuldades em usar vales eficiência
{{ noCommentsLabel }}