Preço dos combustíveis leva 2.500 para as ruas de Madrid

  • Lusa
  • 19 Março 2022

A concentração foi convocada pelo Vox, tendo como mote o aumento do preço dos combustíveis. “Sánchez baixa a conta”, ecoaram os participantes.

Cerca de 2.500 pessoas manifestaram-se hoje na Praça de Cibeles, em Madrid, para pedir a “renúncia” do governo e exigir preços mais baixos da energia e dos combustíveis, num comício convocado pelo Vox.

No protesto ecoaram cânticos em que o mote era “Sánchez baixa a conta” e liam-se, em diversas faixas empunhadas pelos manifestantes, mensagens como “eles arruínam-nos” ou “temos que deitá-los fora”, relatou a agência de notícias espanhola EFE.

Sem aviso prévio, o líder do Vox, Santiago Abascal, subiu a uma plataforma criada para a ocasião e disse que os manifestantes não foram “lamuriar” ou “reclamar”, mas “apontar” os culpados da situação atual, nomeadamente o Governo de Espanha, que Abascal qualificou de “ilegítimo”.

Temos o pior governo possível no pior momento possível. Temos um governo que é uma fábrica de miséria para as classes médias e que continua a saquear os trabalhadores com impostos abusivos”, afirmou Abascal.

O líder do Vox referiu-se ainda à greve das transportadoras e disse estranhar que a União Geral dos Trabalhadores (UGT), comissões de trabalhadores e governo estejam agora contra “os piquetes de greve”, quando sempre recorreram a eles.

A esse respeito, Abascal assumiu que, se o partido chegar ao Governo de Espanha, criará “uma lei de greve” para garantir que “quem quiser fazer greve faça”, mas sem “atrapalhar o trabalho dos outros”.

Referindo-se ao Partido Popular, Abascal lamentou que este seja “a muleta do Governo” e que a sua missão seja “dar um balão de oxigénio de duas a três vezes” ao executivo de Pedro Sánchez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço dos combustíveis leva 2.500 para as ruas de Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião